No tocante à aplicação da tecnologia na educação, [...] parte
dos envolvidos do ensino‑aprendizagem estão cientes de
suas possibilidades. Precisam adequar os procedimentos à
realidade da escola e estimular os alunos a utilizarem essas
ferramentas como facilitadoras no processo de ensino.
Lembrando que, quando se trata de oferecer um ensino
digno para a população, existe negligência por parte dos
gestores, já que não há valorização dos profissionais da
educação; as escolas, em sua maioria, não possuem uma
estrutura física adequada, ou seja, os investimentos são
escassos e as cobranças infinitas.
MARQUES, W. R. et al. (2020). Aplicabilidade da tecnologia
no ensino e na produção artística. [Applicability of technology
in teaching and artistic production]. Brazilian Journal of
Development , 6(9), 66049–66058. Disponível em: https://doi.
org/10.34117/bjdv6n9‑147. Acesso em: 15 mar. 2024.
Considerando as novas tecnologias da informação
e comunicação (TICs) e suas implicações na prática
pedagógica, assinale a alternativa que apresenta a
abordagem mais eficaz para integrar essas tecnologias de
forma significativa no contexto educacional público.
a) Utilizar uma variedade de aplicativos e softwares
educacionais apenas como ferramentas
complementares às atividades tradicionais,
mantendo o foco principal no ensino presencial.
b) Adotar abordagens de aprendizagem centradas no
aluno, em que os estudantes assumem um papel
ativo na construção do conhecimento, aproveitando
as TICs para colaboração, pesquisa e criação
de conteúdo.
c) Implementar o uso de holografia e realidade virtual
para simular ambientes de aprendizagem imersivos,
proporcionando uma experiência única aos alunos e
promovendo a interatividade e o engajamento.
d) Priorizar o uso de tecnologias digitais apenas
para a entrega de conteúdo didático, substituindo
os métodos tradicionais de ensino, como aulas
expositivas, por vídeos e materiais on‑line.