O professor de Ciências, durante a aula sobre sistemas
reprodutores, foi surpreendido com questões dos estudantes
que versavam sobre sexualidade. Fortemente constrangido
e receoso em discutir sobre o assunto em sala de aula,
ele informou que as questões apresentadas não poderiam
ser abordadas na aula. Advertido pela coordenação
pedagógica de que a escola se constitui num ambiente
social significativo para a promoção da saúde, e de que é
também papel do educador tratar dessa temática, ele refez
seu planejamento considerando os Referenciais Curriculares
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Com base no Referencial, sobre o trabalho com o tema
sexualidade, dentre as habilidades que se deve buscar
desenvolver nos educandos, apresentadas a seguir,
assinale a alternativa incorreta.
a) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade, considerando a atuação dos hormônios sexuais.
b) Justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado para prevenção da gravidez precoce e indesejada e das ISTs.
c) Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas ISTs, com ênfase na AIDS, e discutir estratégias e métodos de prevenção.
d) Respeitar as escolhas de gênero, considerando que os papéis sociais de meninos e meninas devem ser distintos e respeitados conforme a norma social vigente.