No segundo semestre de 2021, cerca de 244 mil crianças
e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola.
É o que mostra o levantamento do Todos Pela Educação,
a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios Contínua (PNAD Contínua). [...]
Não é novidade o diagnóstico de que a escola precisa se
reinventar para se conectar com os interesses das novas
gerações, de que precisa fazer sentido na vida dos alunos,
abrindo espaço para descobertas e questionamentos.
Com isso em mente, de que forma os professores podem
apoiar na construção de uma escola que faça sentido na
vida dos estudantes?
“Esse exercício de conexão com o que interessa e faz
brilhar os olhos dos alunos, que dá espaço e potência para
o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens,
se dá pelo saber do professor, seu comprometimento ético
e sua sensibilidade em criar pontes: entre seus alunos e o
mundo, entre os conhecimentos compartilhados nos povos
e suas culturas, elos entre família, comunidade e escola,
pontes entre a sala de aula e o contexto.”, esclarece Ana
Flavia Castanho, Coordenadora Pedagógica da Plataforma
Vivescer, iniciativa do Instituto Península.
INSTITUTO PENÍNSULA. O papel dos professores
no enfrentamento à evasão escolar . Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/
professores‑na‑linha‑de‑frente‑no‑enfrentamento‑da‑evasao‑
escolar/. Acesso em: 10 jun. 2024. [Fragmento adaptado]
De acordo com o texto, o professor pode atuar no
enfrentamento da evasão escolar ao
a) reinventar a escola, abrindo espaço para que os estudantes decidam como e o que desejam estudar.
b) ampliar seus próprios conhecimentos, servindo de exemplo para que os alunos queiram estudar mais e se formar.
c) conectar a prática escolar com o universo de interesses dos estudantes, estabelecendo pontes entre diferentes contextos.
d) propor práticas de estudo e pesquisa que explorem o universo além da sala de aula, priorizando atividades extracurriculares.