A palavra projeto está presente em diferentes contextos e com múltiplos sentidos. Sua origem vem do termo em latim projectum ,
que significa “algo lançado à frente”. Em um mundo que vive em constantes mudanças devido à evolução tecnológica e às
especializações em diferentes áreas do saber, a escola tem o desafio de acompanhar as mudanças e utilizar os conhecimentos
diversos, contextualizados e globalizados. Por isso, a proposta que inspira os projetos de trabalho está vinculada à perspectiva do
conhecimento globalizado.
(Hernández; Ventura, 1998, p. 61.)
Ainda, sabe-se que a Pedagogia de Projetos surgiu no início do século XX com John Dewey, um filósofo norte-americano
representante da “Pedagogia Ativa”. Sobre o exposto, NÃO é um dos princípios da Pedagogia de Projetos:
a) O aluno é protagonista e o professor tem o desafio de considerar seus questionamentos, suas opiniões e interesses como
ponto de partida para a elaboração do planejamento.
b) O conhecimento é global e não pode ser tratado de maneira separada. A soma dos saberes coletivos gera um aprendizado
significativo e possibilita uma visão ampliada do processo de ensino-aprendizagem.
c) Os conhecimentos da realidade dos alunos são conectados aos conhecimentos científicos e, por isso, o professor tem que
atuar como um mediador do processo, estimulando a aprendizagem, pois professor e alunos são autores dos projetos.
d) Os projetos se configuram em uma perspectiva pedagógica de trabalho diferenciada para organizar os conhecimentos construídos
pela humanidade, onde o professor é o único autor, e prepara aluno para desenvolver a memorização dos conteúdos e
desenvolvimento psicomotor.