Rios (2002, p. 47) destaca que o saber fazer bem tem uma dimensão técnica, a do saber e do fazer, isto é, do domínio dos
conteúdos de que o sujeito necessita para desempenhar o seu papel; aquilo que se requer dele socialmente, articulado com
domínio das técnicas, das estratégias que permitam que ele “dê conta do seu recado”, em seu trabalho. Mas é preciso saber
bem, saber fazer bem [...]. Portanto, o saber e o fazer bem podem ser traduzidos no entendimento e na articulação consistente
das dimensões do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, nas dimensões “técnica”, “humana”, “política”, “ética” e “estética”, que atuam multidimensional e indissociavelmente, construindo aquilo que Candau (2014) denomina de didática fundamental. Sobre a dimensão “humana”, assinale a afirmativa correta.
a) Refere-se centro do processo ensino-aprendizagem; é a relação interpessoal. Está centrada no processo de aquisição de
atitudes, tais como calor, empatia, crescimento pessoal, interpessoal e intergrupal.
b) Trata de um processo de ensino “situado”, acontecendo numa cultura específica e com pessoas concretas, que têm situação de
classe definida. O núcleo de preocupações dessa dimensão é a transformação social.
c) Constitui-se de uma ação intencional, sistemática, que procura organizar as condições que melhor propiciem a aprendizagem. Está relacionada ao modo de como ensinar e aprender. Trata das variáveis internas do processo de ensino e aprendizagem, como objetivos, métodos, conteúdos, avaliação etc.
d) Envolve a liberdade dos sujeitos, escolha de valores. Lida com o sonho, o desejo, a liberdade e a vontade. É a responsável
pela mediação/vinculação dos elementos técnicos, humanos, políticos, éticos e estéticos e pela sua estimulação, propiciando
a existência da síntese, caracterizando a multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem.