A leitura não é compreendida como uma simples
ação de decodificação de símbolos gráficos. Ler é
um processo de interação entre um leitor e um
texto no qual o leitor interpreta os conteúdos que
o texto apresenta, considerando as dimensões da
proposta pedagógica para o ensino da linguagem
escrita em classes de crianças de seis anos,
analise as afirmativas a seguir:
I. O termo letramento, inspirado na palavra
inglesa literacy , designa o estado ou a
condição que a criança ou cada pessoa ou
grupos de pessoas, passam a ter a partir da
aquisição da língua escrita.
II. Os conceitos de alfabetização e letramento
ressaltam duas dimensões importantes da
aprendizagem da escrita. De um lado, as
capacidades de ler e escrever propriamente
ditas, e, de outro, a apropriação efetiva da
língua escrita.
III. Letramento é o exercício efetivo e competente
da escrita e implica habilidades, tais como a
capacidade de ler e escrever para informar ou
informar-se, para interagir, para ampliar
conhecimento, capacidade de interpretar e
produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se
efetivamente no mundo da escrita, entre
muitas outras.
IV. Alfabetização se refere ao processo por meio
do qual o sujeito domina o código e as
habilidades de utilizá-lo para ler e escrever.
Trata-se do domínio da tecnologia, do
conjunto de técnicas que o capacita a exercer
a arte e a ciência da escrita.
V. As crianças e adultos participam de diferentes
eventos de letramento e neles têm a
oportunidade de ampliarem seus
conhecimentos acerca da linguagem escrita;
entretanto, a escola desempenha um papel
fundamental na inserção das crianças no
mundo letrado.
Assinale a alternativa CORRETA .
a) Apenas as afirmativas I e V estão corretas.
b) Apenas as afirmativas III e IV estão incorretas.
c) Apenas a afirmativa IV está correta
d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.