A BNCC considera a interação e a brincadeira eixos
estruturantes do currículo na Educação Infantil e estão
intimamente ligados à forma como a criança aprende.
Considerando as funções educativas e de
aprendizagem nos tipos de brincadeiras na educação
infantil, leia os textos a seguir, e atribua:
1. Faz de conta.
2. Brinquedos ou objetos estruturados.
3. Jogos com regras e brincadeiras sociais.
4. Cantigas de roda e parlendas.
5. Brincadeiras funcionais.
( )São o primeiro estágio do brincar. Elas envolvem o
próprio corpo da criança e a produção de sons e
estão presentes na vida desde o começo,
especialmente até os 18 meses. “Os pequenos na
creche, por exemplo, brincam ao estender e
encolher os braços, balançar as pernas, fazer ruídos
e mesmo com o choro, que é um tipo de brincadeirapor ser um modo que permite à criança ver como o
outro irá reagir e como essas ações interferem no
mundo ao seu redor.
( )Envolve níveis mais complexos do desenvolvimento
das atividades cognitivas das crianças. “Essa
brincadeira traz possibilidades infinitas de
ampliação de interpretação do mundo, pois, onde
qualquer coisa é possível. A criança pode testar
suas hipóteses e, inclusive, experimentar aquilo que
não é factível no mundo real.
( )São aqueles que possuem função definida enquanto
objeto de brincar. Apesar de contribuírem para um
ambiente escolar convidativo ao brincar e serem
interessantes para o desenvolvimento infantil, esses
materiais não são essenciais para as brincadeiras.
Isso ocorre principalmente porque as próprias
crianças mostram que é possível brincar com outros
tipos de objetos.
( )São brincadeiras que podem abranger tanto o faz de
conta quanto atividades do campo da aquisição, que
são aquelas que trabalham atenção, percepção e
construção de vocabulário. “A brincadeira da dança
das cadeiras, [aquela que ] quando se canta uma
música, as crianças rodam e as cadeiras são
retiradas até sobrar só uma, é um tipo de atividade
que trabalha aspectos de aquisição.
( )Pega-pega, queimada/baleado e esconde-esconde
são alguns exemplos de brincadeiras que trabalham
funções de sociabilidade, por exemplo. Essas
brincadeiras são importantes, porque mostram para
a criança variados conceitos, como “respeitar o
outro, esperar a minha vez, entender regras de
convivência e dividir materiais.
Assinale a sequência CORRETA:
a) 1 – 2 – 3 – 4 – 5.
b) 4 – 2 – 3 – 5 – 1.
c) 5 – 1– 2 – 4 – 3.
d) 5 – 4 – 3 – 1 – 2.
e) 4 – 2 – 1 – 3 – 5.