
Por Sumaia Santana em 15/02/2025 17:21:38🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa B
O marketing no contexto bancário não é uma função restrita a um único departamento, mas sim uma responsabilidade que envolve toda a organização, especialmente aqueles que lidam diretamente com os clientes, como os atendentes e vendedores. A razão para isso é que o marketing vai além da criação de campanhas publicitárias e abrange a compreensão das necessidades dos clientes e a oferta de soluções adequadas.
Quando se fala em entender e satisfazer as necessidades dos clientes, significa que os funcionários que lidam com o atendimento e vendas devem ser capazes de ouvir, identificar e compreender o que cada cliente precisa, seja em relação a produtos bancários, serviços financeiros ou mesmo orientações personalizadas. Ao entender essas necessidades, o banco pode personalizar sua oferta, ajustando produtos e serviços para que eles se encaixem melhor no perfil de cada cliente.
Por exemplo, um cliente pode precisar de um crédito pessoal, mas outro pode estar mais interessado em uma aplicação de investimento. O papel do atendente, então, é identificar essa necessidade durante a conversa e oferecer o produto que mais se adequa à situação do cliente, resultando em uma experiência positiva para o cliente e em melhores resultados para o banco.
O marketing no contexto bancário não é uma função restrita a um único departamento, mas sim uma responsabilidade que envolve toda a organização, especialmente aqueles que lidam diretamente com os clientes, como os atendentes e vendedores. A razão para isso é que o marketing vai além da criação de campanhas publicitárias e abrange a compreensão das necessidades dos clientes e a oferta de soluções adequadas.
Quando se fala em entender e satisfazer as necessidades dos clientes, significa que os funcionários que lidam com o atendimento e vendas devem ser capazes de ouvir, identificar e compreender o que cada cliente precisa, seja em relação a produtos bancários, serviços financeiros ou mesmo orientações personalizadas. Ao entender essas necessidades, o banco pode personalizar sua oferta, ajustando produtos e serviços para que eles se encaixem melhor no perfil de cada cliente.
Por exemplo, um cliente pode precisar de um crédito pessoal, mas outro pode estar mais interessado em uma aplicação de investimento. O papel do atendente, então, é identificar essa necessidade durante a conversa e oferecer o produto que mais se adequa à situação do cliente, resultando em uma experiência positiva para o cliente e em melhores resultados para o banco.