Questões Educação Infantil Aspectos Psicológicos da Educação

A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande...

Responda: A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande relevância em todas as áreas educacionais. No que diz respeito aos desdobramentos dessa teoria na prática ped...


Q915782 | Educação Infantil, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor, Prefeitura de Aracaju SE, CESPE CEBRASPE, 2024

A teoria da zona de desenvolvimento próximo, formulada por Lev Vigotski, é de grande relevância em todas as áreas educacionais. No que diz respeito aos desdobramentos dessa teoria na prática pedagógica de alfabetização, julgue o item subsequente.

O conceito de zona de desenvolvimento próximo tem caráter determinista e de qualificação social, pois compreende que a criança desenvolve seu intelecto a partir da intelectualidade daqueles que a cercam e, assim, as atividades cognitivas básicas são determinadas pelo ambiente de nascimento, o que determina sua capacidade e qualidade de alfabetização.

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 05/03/2025 22:25:07🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Errado
A afirmação está incorreta. A teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky não tem um caráter determinista.
> Não é determinista: A ZDP enfatiza o potencial de desenvolvimento da criança através da interação social e da colaboração com adultos ou colegas mais experientes. Não se limita ao ambiente de nascimento ou à intelectualidade daqueles que a cercam, mas sim à capacidade da criança de aprender com a ajuda de outros.
> Qualificação social: Embora a ZDP envolva interação social, ela não é apenas uma "qualificação social". É um conceito que descreve a distância entre o nível de desenvolvimento real da criança e o seu nível de desenvolvimento potencial, que pode ser alcançado com a orientação de um adulto ou em colaboração com outros.
> Atividades cognitivas: As atividades cognitivas básicas não são determinadas pelo ambiente de nascimento, mas sim influenciadas por ele. Vygotsky acreditava que a criança é um ser ativo no seu próprio desenvolvimento e que a aprendizagem pode ocorrer em diversos contextos sociais.
Resumindo: a ZDP não é determinista nem restrita à qualificação social, mas sim um conceito que destaca a importância da interação social e da mediação no desenvolvimento cognitivo e na alfabetização da criança. Portanto, a assertiva está errada.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.