Questões Educação Infantil Concepções de Educação Infantil

Conforme proposto pela Política Nacional da Educação Infantil – PNEI (Brasil, 2006),...

Responda: Conforme proposto pela Política Nacional da Educação Infantil – PNEI (Brasil, 2006), a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada em conjunto com as demais c...


Q915788 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Agente Educacional Infantil, Prefeitura de Campo Novo do Parecis MT, Instituto SELECON, 2024

Conforme proposto pela Política Nacional da Educação Infantil – PNEI (Brasil, 2006), a educação de crianças com necessidades educacionais especiais deve ser realizada em conjunto com as demais crianças, assegurando-lhes o atendimento educacional especializado mediante avaliação e interação com a família e a comunidade. Sobre a educação inclusiva, também é possível afirmar que:

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 06/03/2025 10:12:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa A
A alternativa A é o gabarito porque o estudante é o sujeito e foco central da ação educacional, portanto, o objetivo é garantir sua caminhada no processo de aprendizagem.
A educação inclusiva visa garantir que as crianças, independentemente das necessidades educacionais especiais, recebam ensino de qualidade dentro de um ambiente inclusivo.
Princípios da Educação Inclusiva:
> Reconhecimento e Respeito à Diversidade: Cada criança é única e possui suas próprias potencialidades e necessidades. A educação inclusiva reconhece e respeita essas diferenças, promovendo um ambiente de aprendizado onde todos são valorizados.
> Foco no Estudante: O estudante é considerado o sujeito de direito e o foco central de toda ação educacional. As práticas pedagógicas são adaptadas para atender às necessidades individuais de cada criança, garantindo seu desenvolvimento e aprendizado.
> Qualidade do Ensino: A educação inclusiva assegura a qualidade do ensino, proporcionando recursos e suporte adequados para que todas as crianças possam participar ativamente do processo educativo.
> Interação com a Família e a Comunidade: A educação inclusiva envolve a avaliação e a interação contínua com a família e a comunidade, criando uma rede de apoio que contribui para o desenvolvimento integral da criança.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.