Questões Pedagogia Concepções de Educação Infantil

As atividades nas Instituições de educação infantil devem ser organizadas ao longo d...

Responda: As atividades nas Instituições de educação infantil devem ser organizadas ao longo da jornada diária, da semana, do ano, considerando diferentes modalidades organizativas que levem em conta sua ...


Q915848 | Pedagogia, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Lençóis Paulista SP, OMNI, 2021

As atividades nas Instituições de educação infantil devem ser organizadas ao longo da jornada diária, da semana, do ano, considerando diferentes modalidades organizativas que levem em conta sua frequência ou encadeamento. Nesse sentido, a organização do tempo didático consiste nas seguintes modalidades organizativas:

I- Atividades permanentes; sequência de atividades.

II- Sequência de atividades; projetos didáticos.

III- Sequência de atividades; métodos didáticos.

IV- Atividades significativas; estratégia temporal espacial.

 Assinale a alternativa que possui as modalidades organizativas CORRETAS.

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 12/03/2025 13:31:42🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa D
A organização do tempo didático considera atividades permanentes e sequência de atividades como modalidades organizativas fundamentais, pois ambas são essenciais para planejar e estruturar o tempo educativo de maneira coerente e significativa. Projetos e métodos didáticos, embora importantes, são estratégias que se relacionam de forma mais ampla à abordagem pedagógica em geral.
> Atividades permanentes são ações recorrentes que ocorrem de forma regular na rotina escolar. Elas têm como objetivo criar estabilidade e familiaridade no ambiente de aprendizagem, além de reforçar conteúdos e habilidades ao longo do tempo. Exemplos incluem a roda de conversa, leitura diária, momentos de acolhimento ou atividades relacionadas à higiene e alimentação. Essas atividades ajudam a estabelecer uma rotina que promove segurança e previsibilidade para as crianças.
> Sequência de atividades é uma modalidade organizativa que organiza diferentes tarefas em uma ordem lógica e planejada, conectando-as de forma coerente para alcançar um objetivo de aprendizado específico. Uma sequência de atividades pode envolver, por exemplo, explorar um tema (como “meios de transporte”), partindo de uma roda de conversa, seguida de uma leitura de histórias relacionadas, uma atividade artística e uma brincadeira temática. Essa abordagem estimula o aprendizado em profundidade, permitindo que as crianças se envolvam com um tema de múltiplas maneiras.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.