
Por Sumaia Santana em 12/03/2025 13:31:42🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa D
A organização do tempo didático considera atividades permanentes e sequência de atividades como modalidades organizativas fundamentais, pois ambas são essenciais para planejar e estruturar o tempo educativo de maneira coerente e significativa. Projetos e métodos didáticos, embora importantes, são estratégias que se relacionam de forma mais ampla à abordagem pedagógica em geral.
> Atividades permanentes são ações recorrentes que ocorrem de forma regular na rotina escolar. Elas têm como objetivo criar estabilidade e familiaridade no ambiente de aprendizagem, além de reforçar conteúdos e habilidades ao longo do tempo. Exemplos incluem a roda de conversa, leitura diária, momentos de acolhimento ou atividades relacionadas à higiene e alimentação. Essas atividades ajudam a estabelecer uma rotina que promove segurança e previsibilidade para as crianças.
> Sequência de atividades é uma modalidade organizativa que organiza diferentes tarefas em uma ordem lógica e planejada, conectando-as de forma coerente para alcançar um objetivo de aprendizado específico. Uma sequência de atividades pode envolver, por exemplo, explorar um tema (como “meios de transporte”), partindo de uma roda de conversa, seguida de uma leitura de histórias relacionadas, uma atividade artística e uma brincadeira temática. Essa abordagem estimula o aprendizado em profundidade, permitindo que as crianças se envolvam com um tema de múltiplas maneiras.
A organização do tempo didático considera atividades permanentes e sequência de atividades como modalidades organizativas fundamentais, pois ambas são essenciais para planejar e estruturar o tempo educativo de maneira coerente e significativa. Projetos e métodos didáticos, embora importantes, são estratégias que se relacionam de forma mais ampla à abordagem pedagógica em geral.
> Atividades permanentes são ações recorrentes que ocorrem de forma regular na rotina escolar. Elas têm como objetivo criar estabilidade e familiaridade no ambiente de aprendizagem, além de reforçar conteúdos e habilidades ao longo do tempo. Exemplos incluem a roda de conversa, leitura diária, momentos de acolhimento ou atividades relacionadas à higiene e alimentação. Essas atividades ajudam a estabelecer uma rotina que promove segurança e previsibilidade para as crianças.
> Sequência de atividades é uma modalidade organizativa que organiza diferentes tarefas em uma ordem lógica e planejada, conectando-as de forma coerente para alcançar um objetivo de aprendizado específico. Uma sequência de atividades pode envolver, por exemplo, explorar um tema (como “meios de transporte”), partindo de uma roda de conversa, seguida de uma leitura de histórias relacionadas, uma atividade artística e uma brincadeira temática. Essa abordagem estimula o aprendizado em profundidade, permitindo que as crianças se envolvam com um tema de múltiplas maneiras.