Questões Educação Infantil Concepções de Educação Infantil

Com base na concepção de criança como sujeito de direitos expressa pelas DCNEIs, a B...

Responda: Com base na concepção de criança como sujeito de direitos expressa pelas DCNEIs, a BNCC propõe seis direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e...


Q915862 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Marechal Cândido Rondon PR, Instituto UniFil, 2021

Com base na concepção de criança como sujeito de direitos expressa pelas DCNEIs, a BNCC propõe seis direitos de aprendizagem das crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Tais direitos implicam maior centralidade nas interações e brincadeiras e encaminham para uma construção pedagógica que coloca nas ações das crianças a sua capacidade de aprender. Nesse sentido, é correto afirmar que

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 12/03/2025 15:54:17🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa A
Essa perspectiva está alinhada com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A criança é vista como sujeito de direitos, ativa na construção de seu aprendizado e desenvolvimento. Nesse contexto, o papel do professor é crucial, pois ele atua como mediador e facilitador, criando condições adequadas para que as crianças exerçam seus direitos de aprendizagem.
O professor deve organizar o ambiente de maneira intencional, promovendo interações, brincadeiras e atividades que estimulem as múltiplas dimensões do desenvolvimento infantil, respeitando as individualidades e potencializando as experiências significativas das crianças. Essa mediação garante que as crianças convivam e aprendam em um espaço rico em oportunidades.
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