
Por Sumaia Santana em 12/03/2025 15:54:17🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa A
Essa perspectiva está alinhada com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A criança é vista como sujeito de direitos, ativa na construção de seu aprendizado e desenvolvimento. Nesse contexto, o papel do professor é crucial, pois ele atua como mediador e facilitador, criando condições adequadas para que as crianças exerçam seus direitos de aprendizagem.
O professor deve organizar o ambiente de maneira intencional, promovendo interações, brincadeiras e atividades que estimulem as múltiplas dimensões do desenvolvimento infantil, respeitando as individualidades e potencializando as experiências significativas das crianças. Essa mediação garante que as crianças convivam e aprendam em um espaço rico em oportunidades.
Essa perspectiva está alinhada com os princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A criança é vista como sujeito de direitos, ativa na construção de seu aprendizado e desenvolvimento. Nesse contexto, o papel do professor é crucial, pois ele atua como mediador e facilitador, criando condições adequadas para que as crianças exerçam seus direitos de aprendizagem.
O professor deve organizar o ambiente de maneira intencional, promovendo interações, brincadeiras e atividades que estimulem as múltiplas dimensões do desenvolvimento infantil, respeitando as individualidades e potencializando as experiências significativas das crianças. Essa mediação garante que as crianças convivam e aprendam em um espaço rico em oportunidades.