Questões Educação Infantil Concepções de Educação Infantil

Quais os pressupostos básicos para se delinear uma proposta de avaliação mediadora e...

Responda: Quais os pressupostos básicos para se delinear uma proposta de avaliação mediadora em Educação Infantil? 1. Uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade de interesses e ...


Q915865 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Quais os pressupostos básicos para se delinear uma proposta de avaliação mediadora em Educação Infantil?

1. Uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando a sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações a serem experienciadas.

2. Um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e lhe favorecer novos desafios.

3. Um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 12/03/2025 17:42:31🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa E
1.Uma proposta pedagógica que respeite a diversidade e proporcione um ambiente interativo: Correta - Este é um elemento essencial em uma avaliação mediadora, pois valoriza a diversidade de interesses e promove experiências enriquecedoras e significativas para as crianças.
2. Um professor curioso e mediador das conquistas das crianças: Correta - O professor, como mediador, tem um papel ativo em apoiar e desafiar as crianças, atuando como ponte entre suas experiências atuais e novos aprendizados.
3. Um processo avaliativo baseado na observação, registro e reflexão: Correta - Avaliação mediadora envolve a análise constante das ações e pensamentos das crianças, ajudando o educador a ajustar e melhorar sua prática pedagógica.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.