“Assim, por um lado, é necessário reconhecer que alfabetização – entendida como a aquisição do sistema
convencional de escrita – distingue-se de letramento – entendido como o desenvolvimento de
comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais: distinguem-se
tanto em relação aos objetos de conhecimento quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de
aprendizagem e, portanto, também de ensino desses diferentes objetos. [...] Por outro lado, também é
necessário reconhecer que, embora distintos, alfabetização e letramento são interdependentes e
indissociáveis: a alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura
e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de
letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem do
sistema de escrita.” (Soares, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Disponível em:
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 08 set. 2024).
Considerando o texto que aborda os conceitos de alfabetização e de letramento, avalie as proposições a
seguir:
I - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem que a alfabetização é
responsabilidade da educação infantil e o letramento digital é obrigatório nos anos finais do ensino
fundamental.
II - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental reconhecem a complexidade do processo
de alfabetização como um fator que pode prejudicar a continuidade da aprendizagem.
III - As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental indicam que a alfabetização e o
letramento devem estar assegurados nos três primeiros anos do ensino fundamental.
É CORRETO o que se afirma em:
a) II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
e) II e III, apenas.