As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5, de 17 de
dezembro de 2009), ao abordarem o currículo voltado à Educação Infantil, colocam que as práticas a serem
realizadas com as crianças, articulando as suas experiências e saberes aos conhecimentos próprios do
patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, visam à promoção do desenvolvimento
integral das crianças de 0 a 5 anos de idade (art. 3º, das DCNEI).
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I - O desenvolvimento integral da criança, preconizado nos documentos legais, como a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/1996), o Estatuto da Criança e do Adolescente e as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, corresponde às práticas cuidadoras ofertadas na escola
infantil que acolhe filhos e filhas de mães trabalhadoras.
PORQUE
II - A indivisibilidade das dimensões cognitiva, física e psicossocial na intencionalidade pedagógica na
educação infantil contribui no sentido de complementar a ação da família e da comunidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA :
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.