Leia o relato de um diário de pesquisa sobre representações de raça no contexto escolar da Educação Infantil,
a seguir:
As observações realizadas nos diversos espaços das escolas apontam para uma recorrência de
representações de raça e de gênero vinculadas a características fenotípicas e associadas com padrões de
beleza hegemônicos e relativos à classificação feio/a ou bonito/a. Nesse sentido, para algumas crianças, ser
branco/a e ter cabelos lisos, dentre outras características, parecia ser fundamental para alguém ser
considerado bonito/a e aceito/a no grupo. A situação descrita abaixo foi desencadeada na turma de educação
infantil enquanto as crianças brincavam no pátio:
Há duas crianças, o Pedro e a Fernanda, que são vizinhas e todos os dias chegam e vão embora na/da escola
juntas, acompanhadas pela mãe da menina. O menino frequentemente a chama de ‘Leitão’ pelo fato dela ser
gorda. Nesse dia ele voltou a chamá-la da mesma forma e, mesmo que ela soubesse o nome
do colega, ela chegou a mim reclamando: ‘Prô, aquele negrão me chamou leitão... foi aquele negrão ali!
(Guizzo; Zubaram; Beck, 2017, p.526).
Considerando o relato, é sabido que, no contexto escolar, ainda é corriqueira a reprodução de práticas
discriminatórias, intolerantes e excludentes sobre o racismo. Deste modo, no âmbito educacional, urgem
debates sobre a temática das relações étnico-raciais. Assinale a alternativa CORRETA, considerando a
análise do relato de pesquisa, o espaço da Educação Infantil e as relações étnico-raciais:
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