O trabalho intencional realizado na Educação Infantil que oferece à criança contato com o contexto cultural
no qual está inserida e contribui para ampliação da sua visão de mundo, através do planejamento de um local
agradável e instigante à curiosidade infantil (Adaptado de Barbosa, 2009. Práticas cotidianas na educação
infantil – bases para a reflexão sobre as orientações curriculares) , está em diálogo com as orientações
previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (Resolução CNE/CEB nº 5,
de 17 de dezembro de 2009).
Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I - Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI, as propostas pedagógicas
da Educação Infantil devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos desde o planejamento até a
sua aplicação.
PORQUE
II - Atividades que incluem momentos de conversa, de contação de histórias, de brincadeiras diversificadas,
de exploração das diferentes linguagens, de alimentação, de horário de descanso, de prevenção de acidentes,
dentre outras, podem ser consideradas como exemplo de atendimento aos princípios éticos, políticos e
estéticos previstos nas DCNEI.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA :
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.