Um empreendedor de moda precisa ser criativo e integrado ao setor, além de ter capacidade
administrativa para gerenciar negócios. No empreendedorismo, o plano de negócios é um documento
utilizado para planejar e delinear a estratégia de ação da empresa. Na sua elaboração, a etapa da
pesquisa de comportamento de consumo é essencial para o desenvolvimento dos produtos de moda,
pois, com tais dados, a criação de novos produtos terá como referência as preferências do consumidor,
garantindo-se maior sucesso nas vendas e no negócio.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo : transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011 (adaptado).
Considerando as pesquisas que servem de base a um plano de negócios e a um perfil empreendedor e
criativo, avalie as afirmações a seguir.
I. A ação de pesquisa em desenvolvimento de produtos de moda envolve coleta de informações
e referências, tais como amostras de materiais, referências têxteis e informações sobre cores,
que servirão de base para o desenvolvimento dos produtos.
II. A pesquisa de mercado analisa o segmento, o público, a concorrência, os fornecedores e a questão
ambiental e, a partir disso, é feito um breve histórico do mercado nos últimos anos e uma análise
das tendências para os próximos anos, resultados que contribuirão para mais assertividade no
desenvolvimento dos produtos.
III. A pesquisa de comportamento referente à moda está inserida no contexto histórico-social,
sendo levantadas informações acerca da forma como as pessoas estão se comportando, para
interpretar quais são seus anseios e, em consequência, o que elas irão preferir consumir,
o que acaba influenciando as tendências de mercado.
É correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.