Questões Pedagogia Plano Nacional de Educação PNE

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de acord...

Responda: Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de acordo com Veiga (1996): ___________, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa...


Q920605 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, de acordo com Veiga (1996):

___________, ao se constituir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza poderes de decisão.

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 04/04/2025 10:05:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa D
O projeto político-pedagógico é um documento norteador da ação educativa de uma escola. Ele não é apenas um planejamento técnico, mas sim um instrumento de gestão que envolve toda a comunidade escolar — professores, alunos, pais, funcionários e a comunidade local. O PPP busca refletir os valores, as ideias e os objetivos educacionais de uma instituição, promovendo uma organização democrática do trabalho escolar.

Veiga descreve como o PPP, ao ser constituído de forma democrática, busca romper com as relações autoritárias e impessoais presentes na escola, características que muitas vezes se manifestam através da burocracia escolar. A burocracia tende a criar um sistema hierárquico rígido, onde as decisões são tomadas de forma impessoal e centralizada, sem a participação ativa de todos os envolvidos. Isso gera um ambiente fragmentado e hierarquizado, onde as relações de poder são cristalizadas, e muitas vezes os interesses dos educadores e alunos não são devidamente contemplados.

O PPP, por sua vez, visa inverter essa lógica. Ele promove uma gestão democrática, onde as decisões sobre o projeto pedagógico, currículo, métodos de ensino e avaliação são construídas coletivamente. Nesse processo, busca-se superar os conflitos internos, eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, e fomentar um ambiente mais colaborativo e inclusivo. Essa proposta de organização do trabalho pedagógico é uma tentativa de romper com a rotina do mando impessoal, em que as decisões são tomadas de cima para baixo, sem considerar as necessidades e opiniões de todos os membros da escola.
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