
Por Sumaia Santana em 04/04/2025 10:05:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa D
O projeto político-pedagógico é um documento norteador da ação educativa de uma escola. Ele não é apenas um planejamento técnico, mas sim um instrumento de gestão que envolve toda a comunidade escolar — professores, alunos, pais, funcionários e a comunidade local. O PPP busca refletir os valores, as ideias e os objetivos educacionais de uma instituição, promovendo uma organização democrática do trabalho escolar.
Veiga descreve como o PPP, ao ser constituído de forma democrática, busca romper com as relações autoritárias e impessoais presentes na escola, características que muitas vezes se manifestam através da burocracia escolar. A burocracia tende a criar um sistema hierárquico rígido, onde as decisões são tomadas de forma impessoal e centralizada, sem a participação ativa de todos os envolvidos. Isso gera um ambiente fragmentado e hierarquizado, onde as relações de poder são cristalizadas, e muitas vezes os interesses dos educadores e alunos não são devidamente contemplados.
O PPP, por sua vez, visa inverter essa lógica. Ele promove uma gestão democrática, onde as decisões sobre o projeto pedagógico, currículo, métodos de ensino e avaliação são construídas coletivamente. Nesse processo, busca-se superar os conflitos internos, eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, e fomentar um ambiente mais colaborativo e inclusivo. Essa proposta de organização do trabalho pedagógico é uma tentativa de romper com a rotina do mando impessoal, em que as decisões são tomadas de cima para baixo, sem considerar as necessidades e opiniões de todos os membros da escola.
O projeto político-pedagógico é um documento norteador da ação educativa de uma escola. Ele não é apenas um planejamento técnico, mas sim um instrumento de gestão que envolve toda a comunidade escolar — professores, alunos, pais, funcionários e a comunidade local. O PPP busca refletir os valores, as ideias e os objetivos educacionais de uma instituição, promovendo uma organização democrática do trabalho escolar.
Veiga descreve como o PPP, ao ser constituído de forma democrática, busca romper com as relações autoritárias e impessoais presentes na escola, características que muitas vezes se manifestam através da burocracia escolar. A burocracia tende a criar um sistema hierárquico rígido, onde as decisões são tomadas de forma impessoal e centralizada, sem a participação ativa de todos os envolvidos. Isso gera um ambiente fragmentado e hierarquizado, onde as relações de poder são cristalizadas, e muitas vezes os interesses dos educadores e alunos não são devidamente contemplados.
O PPP, por sua vez, visa inverter essa lógica. Ele promove uma gestão democrática, onde as decisões sobre o projeto pedagógico, currículo, métodos de ensino e avaliação são construídas coletivamente. Nesse processo, busca-se superar os conflitos internos, eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, e fomentar um ambiente mais colaborativo e inclusivo. Essa proposta de organização do trabalho pedagógico é uma tentativa de romper com a rotina do mando impessoal, em que as decisões são tomadas de cima para baixo, sem considerar as necessidades e opiniões de todos os membros da escola.