“[...] Cada filme é apresentação do filme seguinte, que
promete reunir outra vez mais a mesma dupla sob o mesmo
céu exótico: quem chega atrasado fica sem saber se assiste
ao “em breve neste cinema” ou ao filme propriamente dito. O
caráter de montagem da indústria cultural, a fabricação sintética e guiada dos seus produtos, industrializada não só no estúdio cinematográfico, mas virtualmente, ainda na compilação
das biografias baratas, nas pesquisas romanceadas e nas canções, adapta-se a priori à propaganda. Já que o momento particular tornou-se separável e fungível, descartado mesmo tecnicamente de qualquer nexo significativo, ele se pode prestar
a finalidades externas à obra. O efeito, o achado, o exploit
isolado e repetível, ligou-se para sempre a exposição de produtos para fins publicitários, e hoje cada primeiro plano de
uma atriz é uma “propaganda” de seu nome, cada motivo de
sucesso o plug da sua melodia. Técnica e economicamente,
propaganda e indústria cultural mostram-se fundidas. [...]”.
(Fonte: ADORNO, T. Industria cultural. Trad. Jorge Matos Brito de
Almeida. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.40-41)
Theodor Adorno (1903-1969) é um dos nomes célebres da
Escola de Frankfurt. Quanto à postura assumida por ele ao
analisar o fenômeno da indústria cultural, suas práticas e efeitos como realidade social, assinale a afirmativa correta.
a) Promove a apologia da indústria cultural, sendo seu repercutido caráter ético e educativo para as dinâmicas sociais, os aspectos mais favoráveis desta cultura.
b) Apresenta uma crítica à indústria cultural, dado o valor
social desta mostrar-se essencialmente comercial, segundo
sua análise, na produção e veiculação da arte.
c) Oferece defesa da indústria cultura, isso porque seu aspecto popular encoraja a manifestação artística para fora de
padrões sociais restritos e elitista do mercado.
d) Propõe uma crítica parcial da indústria cultural, apontando
a educação pautada em valores éticos universais como ponto
positivo, porém a negatividade de tal cultura se apresenta
na insustentabilidade tecnológica.