Praticar a responsabilidade social empresarial (RSE) requer atenção a múltiplas exigências referentes
às relações de parceria entre clientes e fornecedores, produção de qualidade, contribuições para
o desenvolvimento da comunidade, investimentos em pesquisa tecnológica, preservação do
meio ambiente, redução de ações predatórias, participação dos trabalhadores nos resultados
organizacionais, qualificação profissional, respeito ao cidadão etc. Ao praticar conduta ética e
socialmente responsável, a organização conquista o respeito das pessoas e das comunidades que
atinge, envolvendo seus colaboradores e consumidores. A atuação socialmente responsável da
empresa depende diretamente do modelo de gestão implementado. Quando o modelo e as diretrizes
estratégicas são pautados pela responsabilidade social, as pessoas envolvidas primarão pela ética e
ações sociais, visto que o próprio ambiente as conduz nessa direção.
AMORIM, T. N. G. F. Responsabilidade social corporativa. In: ALBUQUERQUE, J. L. (org.) Gestão ambiental e responsabilidade social:
conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Com base no texto, é correto afirmar que uma empresa cumpre seu papel social com êxito quando
a) o respeito pelas pessoas e pelas comunidades antecede a prática empresarial, considerando que a
responsabilidade social é uma exigência imposta pelo mercado e pelos fornecedores.
b) o modelo de gestão for pautado tanto pela responsabilidade social quanto pela atmosfera interna e,
assim, contribua para a prevalência de condutas éticas, respeito às pessoas e engajamento
dos colaboradores.
c) a preservação do meio ambiente é atendida por ela, pois é um fator que amplia a sua participação no
mercado, considerando que esse é um dos problemas contemporâneos que mais exige atenção
das organizações.
d) a participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais reflete o engajamento deles no
conjunto dos procedimentos internos, ao primarem pela ética e pelas ações sociais, fortalecendo,
assim, a imagem pública da empresa.
e) a preferência dos consumidores e o engajamento dos colaboradores não são influenciados pelo
modelo de gestão implementado pela empresa, que prioriza as múltiplas exigências nas relações que
mantém com clientes e fornecedores.