Determinada organização, atuante no setor de varejo de vestuário há 19 anos, possui uma unidade
voltada ao público masculino e outra ao público feminino. Tem como objetivo proporcionar conforto e
estilo a seus clientes, levando produtos atuais e inovadores da moda. Trata-se de uma organização cuja
receita vem crescendo ao longo dos anos, proporcionando sustentabilidade financeira e consolidação de
negócios. Nessa organização, há dez empregados que atendem nas unidades e o gestor, que é proprietário
do estabelecimento e possui um perfil democrático de liderança. Entretanto, há muitos conflitos entre
os empregados, sobretudo relacionados à disputa por clientes, devido às comissões pagas e a ruídos na
comunicação. Como causa desses conflitos está o desejo do êxito econômico e de status por parte da
equipe de vendas.
FARIAS, A. P. S. et al. Gestão de conflitos: um estudo de caso numa organização do setor de vestuário .
CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, Anais [...] Pernambuco, 08 e 09 de agosto de 2014.
Disponível em:http://www.inovarse.org/sites/.
Acesso em: 15 jul. 2018 (adaptado).
Considerando que os conflitos entremeiamasrelações humanas, emumprocesso natural e imprescindível
para o crescimento dos grupos, é papel do gestor
a) delegar a mediação a um dos empregados, visto que eles, por vivenciarem a situação, têm mais
condições para resolver os conflitos.
b) agir como intermediário, incentivando a disputa entre os empregados, para aumentar as vendas e,
consequentemente, o lucro da empresa.
c) determinar as principais fontes de conflito na organização, para atuar de forma eficaz em sua solução,
demitindo os empregados causadores.
d) identificar os conflitos na organização, para atuar de forma eficaz em sua solução, confrontando seus
causadores diante do grupo para desacreditá-los.
e) atuar como mediador, na tentativa de minimizar ou evitar os efeitos negativos, potencializando os
efeitos positivos que poderão advir dos conflitos.