O trabalho de marketing de moda necessita de sensibilidade para se compreender o mercado e
descobrir tendências, procurando desenvolver coleções que não apenas agradem, mas, sobretudo,
também encantem os clientes. Para tanto, a empresa deve saber investir em marca e em preço,
quando este for relevante, além de serviços que ajudem o cliente a comprar. Por certo, precisa-se
compreender o composto de marketing, e isso passa pela compreensão da força da marca,
das embalagens, que circulam como símbolo de posse e de status , e do preço, esse argumento
tão decantado pelos lojistas que, nem sempre, significa restrição à compra; muito pelo contrário,
pode ser, em muitos casos, a valorização da marca. Outro ponto é o entendimento sobre o
composto de promoção, o tripé formado por propaganda, promoção de vendas e venda pessoal.
Além disso, é também imprescindível que as empresas da moda invistam tempo e recursos para
distribuir seus produtos nos mercados de maior potencial.
COBRA, M. Marketing e moda . São Paulo: Senac, 2007 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O marketing de moda está diretamente relacionado ao investimento em pesquisas de mercado,
as quais possibilitam conhecer cada segmento, visando criar um sistema ágil de informações para
a tomada de decisão.
II. O visual merchandising de moda é elaborado a partir de um plano que conduza as pessoas pelo
ponto de venda, gerando circulação, criando experiências e estabelecendo pontos focais que
permitam evidenciar o que se deseja destacar.
III. A distribuição dos negócios de moda implica desenvolver uma rede própria ou de terceiros
para colocar seus produtos nos pontos mais atraentes e, ainda, disponibilizar a coleção no
mercado, no momento certo e a tempo certo.
É correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.