Questões Administração Geral Estruturas organizacionais
Os organogramas possuem como objetivo definir e estabelecer dentro de uma organizaçã...
Responda: Os organogramas possuem como objetivo definir e estabelecer dentro de uma organização:
![Foto de perfil Camila Duarte](_midia/usuario/2671671-6734c44c285c1.jpeg)
Por Camila Duarte em 05/01/2025 10:18:27🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)
Os organogramas são representações gráficas da estrutura organizacional de uma empresa, sendo utilizados para definir e estabelecer diversos aspectos, tais como:
a) O tipo de relação de autoridade: os organogramas mostram quem reporta para quem na hierarquia da empresa, ou seja, a relação de chefia e subordinação.
b) Os níveis hierárquicos: por meio dos diferentes níveis de hierarquia representados nos organogramas, é possível identificar os diversos níveis de autoridade e responsabilidade dentro da organização.
c) As relações funcionais: os organogramas também evidenciam as relações entre os diferentes setores e departamentos da empresa, mostrando como as atividades estão distribuídas e interligadas.
d) A divisão do trabalho: a partir dos cargos e departamentos representados nos organogramas, é possível visualizar como o trabalho está dividido e organizado dentro da empresa.
Portanto, todas as alternativas estão corretas, pois os organogramas englobam esses diferentes aspectos da estrutura organizacional.
Os organogramas são representações gráficas da estrutura organizacional de uma empresa, sendo utilizados para definir e estabelecer diversos aspectos, tais como:
a) O tipo de relação de autoridade: os organogramas mostram quem reporta para quem na hierarquia da empresa, ou seja, a relação de chefia e subordinação.
b) Os níveis hierárquicos: por meio dos diferentes níveis de hierarquia representados nos organogramas, é possível identificar os diversos níveis de autoridade e responsabilidade dentro da organização.
c) As relações funcionais: os organogramas também evidenciam as relações entre os diferentes setores e departamentos da empresa, mostrando como as atividades estão distribuídas e interligadas.
d) A divisão do trabalho: a partir dos cargos e departamentos representados nos organogramas, é possível visualizar como o trabalho está dividido e organizado dentro da empresa.
Portanto, todas as alternativas estão corretas, pois os organogramas englobam esses diferentes aspectos da estrutura organizacional.