Questões Gestão de Pessoas Treinamento e Desenvolvimento

As funções pedagógico-didática, diagnóstica e de controle da avaliação, quando utili...

Responda: As funções pedagógico-didática, diagnóstica e de controle da avaliação, quando utilizadas de forma interdependente pelo professor, fazem que a atribuição de notas ou a mera classificação não se ...


Q99840 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No tocante a conceitos e dimensões de planejamento, objetivos de
ensino e avaliação no processo educativo, julgue os itens
subsecutivos.

As funções pedagógico-didática, diagnóstica e de controle da avaliação, quando utilizadas de forma interdependente pelo professor, fazem que a atribuição de notas ou a mera classificação não se torne o fim do processo avaliativo.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 10/01/2025 06:37:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A avaliação educacional possui diferentes funções, sendo algumas delas a função pedagógico-didática, a função diagnóstica e a função de controle. Quando o professor utiliza essas funções de forma interdependente, ele consegue ir além da simples atribuição de notas ou classificação dos alunos.

A função pedagógico-didática está relacionada ao processo de ensino e aprendizagem, buscando identificar o que foi aprendido e o que ainda precisa ser trabalhado. Já a função diagnóstica tem como objetivo identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos, auxiliando o professor a planejar estratégias de ensino mais eficazes. Por fim, a função de controle visa verificar se os objetivos educacionais estão sendo alcançados.

Dessa forma, ao utilizar essas funções de forma integrada, a avaliação se torna mais abrangente e contribui efetivamente para o desenvolvimento dos alunos, indo além da simples atribuição de notas ou classificação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.