Questões de Concursos: 2013

Prepare-se para a prova com questões de 2013 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q169546 | Saúde Pública, Biomédico, ENADE, INEP

A vacina quadrivalente contra o HPV é comercializada no Brasil desde 2006 e é formulada contra os subtipos 6 e 11, os principais causadores de verrugas genitais, e contra os subtipos 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo uterino. Para produção dessa vacina são utilizadas técnicas moleculares avançadas nas quais a proteína viral L1 de cada tipo de vírus é produzida em laboratório. Essas proteínas se organizam espontaneamente formando os capsômeros e, em seguida, uma estrutura semelhante ao vírus inteiro que é chamada de Partícula Semelhante a Vírus (VLP Virus Like Particules). As VLPs são mais imunogênicas que as proteínas solúveis utilizadas nas vacinas convencionais e não apresentam potencial infeccioso nem oncogênico, pois não possuem material genético viral.
VESPA JR., N. Vacina quadrivalente contra HPV 6, 11, 16, 18: a mais nova ferramenta de prevenção. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. V. 18, n. 4, p. 220-223, 2006 (adaptado).

Com base no texto acima, avalie as afirmações seguintes.

I. A produção das VLPs foi realizada por meio do cultivo do vírus em laboratório e posterior purificação das proteínas L1 e união espontânea para formação das VLPs.

II. Para produção das VLPs, foi feito inicialmente cultivo do HPV de interesse em laboratório, clonagem do gene L1 de cada tipo de HPV e, em seguida, foi feita a expressão de cada uma das proteínas L1 recombinantes, e posterior purificação da VLP.

III. As VLPs dos diferentes tipos de HPV foram produzidas e mantidas em laboratório para posterior purificação e utilização como vacina.

É correto o que se afirma em

52 Q184046 | Enfermagem, Enfermagem, ENADE, INEP

A transição demográfica e epidemiológica tem produzido alteração no perfil de morbidade e de necessidades em saúde da população brasileira, o que implica a instrumentalização e a utilização de tecnologias que respondam a essas necessidades. Na estratégia de saúde da família, uma das ferramentas utilizadas é a visita domiciliar (VD), a qual é planejada e desenvolvida conforme o perfil dos grupos de interesse e objetivos da ação em saúde.

A partir do texto apresentado e considerando, no contexto da transição demográfica e epidemiológica, a visita domiciliar realizada pelo enfermeiro no território da estratégia de saúde da família, avalie as afirmações a seguir.

I. A visita domiciliar tem como objetivo prestar assistência ao indivíduo, à família e à comunidade, o que dispensa planejamento prévio.

II. A visita domiciliar tem como objetivo conhecer in loco a realidade do usuário do serviço e de sua família e tem como característica principal a utilização de tecnologias leves.

III. A visita domiciliar pode ser classificada em VD de acompanhamento ou VD de busca ativa, sendo esta última utilizada especialmente nos casos de grupos prioritários na transição demográfica em curso por meio da utilização de tecnologias duras.

IV. Nas visitas domiciliares, as tecnologias duras vêm sendo substituídas por tecnologias leves, em razão da transição demográfica e epidemiológica.

V. A visita domiciliar pressupõe a utilização de técnicas de entrevista e observação sistematizada.

É correto apenas o que se afirma em

53 Q8270 | Matemática, Agente de Segurança Penitenciário, SAP SP, VUNESP

Uma competição de corrida de rua teve início às 8h 04min. O primeiro atleta cruzou a linha de chegada às 12h 02min 05s. Ele perdeu 35s para ajustar seu tênis durante o percurso. Se esse atleta não tivesse tido problema com o tênis, perdendo assim alguns segundos, ele teria cruzado a linha de chegada com o tempo de

54 Q212637 | Fisioterapia, Fisioterapia neonatal, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

O posicionamento terapêutico é um recurso bastante utilizado nas UTIs neonatais com vistas a otimizar as trocas gasosas, auxiliar na expansão torácica, contribuir para a digestão, reduzir episódios de apneia e refluxo gastroesofágico, além de proporcionar a organização motora mínima necessária durante o início da vida de recémnascidos prematuros. Essa técnica faz parte do cuidado multiprofissional e exige integração da equipe durante o procedimento.

Com base no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O simples posicionamento de recém-nascidos prematuros em decúbito lateral ou dorsal elevado pode reduzir episódios de refluxo gastroesofágico após a administração da dieta.

II. A posição prona está relacionada ao aumento da complacência pulmonar, melhor sincronia da musculatura toracoabdominal e aumento da mobilização de volume corrente.

III. O fisioterapeuta deve orientar a equipe multiprofissional sobre o posicionamento em extensão corporal a ser indicado para reduzir o desconforto respiratório, visto que fortalece a musculatura posterior e facilita o fortalecimento da musculatura abdominal.

IV. A equipe multiprofissional deve sempre priorizar a extensão corporal durante todos os manuseios, com a intenção de reforçar o padrão motor do nascimento e otimizar o desenvolvimento motor e a aquisição das funções vitais.

É correto apenas o que se afirma em

55 Q240445 | Serviço Social, Serviço Social, ENADE, INEP

A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo. As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, a constituição de rotas internacionais marcou o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial. A questão social adquiriu os seus contornos como expressão das condições de vida da classe trabalhadora na esfera capitalista. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, a inovação dos meios de transportes, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de encolhimento do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e rapidez das comunicações.

RAMALHO, Nélson Alves. Processos de globalização e problemas emergentes: implicações para o Serviço Social contemporâneo. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2012, p. 345 a 368 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização.

II. A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.

III. O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.

IV. A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.

É correto apenas o que se afirma em

56 Q173907 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

Um paciente de 17 anos de idade procurou uma clínica odontológica para trocar o amálgama das restaurações por resina composta, desejando melhorar a estética. Após a troca da restauração, na sessão seguinte, o paciente relatou sensibilidade dentária, e o cirurgião-dentista receitou antiinflamatório. Passadas quatro semanas, a sensibilidade continuou.

Avalie, entre os procedimentos a seguir, aqueles que, na situação descrita, podem ter causado a sensibilidade dentária.

I. Remoção do amálgama com broca em alta rotação com refrigeração.

II. Ausência de proteção com hidróxido de cálcio na dentina próxima da polpa. tempo maior que 40 segundos.
IV. Fotopolimerização da resina composta em pequenos incrementos.
V. Fotopolimerização com aparelho de comprimento de onda luminosa de 250 nanômetros.

É correto apenas o que se afirma em

57 Q23730 | Matemática, Técnico Administrativo em Recursos Humanos, CETESB, VUNESP

Em um pote de balas, a razão entre o número de balas de café e o número de balas de frutas, nessa ordem, é 3/5 Se nesse pote forem colocadas mais 3 balas de café, essa razão passará a ser 2/3 Sabendo-se que nesse pote há somente balas de café e de frutas, então o número final de balas do pote será:

58 Q5719 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), indicar um representante para compor a comissão examinadora de candidatos portadores de deficiência física à habilitação para conduzir veículos automotores, é competência atribuída ao(à):

59 Q38869 | Português, Auxiliar de Biblioteca, IFRO, MAKIYAMA

Leia as orações abaixo:

I O vereador teve seus direitos políticos ___________ por corrupção. (cassados/caçados)
II Meu violão precisa de um ___________ urgente, pois está quebrado. (conserto/concerto)
III Zezinho sempre foi um _______ jogador de futebol. (mal/mau)

Completa, correta e respectivamente, as lacunas das orações acima o exposto na alternativa:

60 Q211612 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

Uma paciente de 23 anos de idade, atleta amadora de vôlei de areia, sofreu subluxação do ombro em um dos jogos. Após ter recebido os cuidados imediatos da equipe médica do clube em que jogava, foi encaminhada ao setor de fisioterapia. Na avaliação cinético-funcional do ombro foi confirmada instabilidade glenoumeral moderada, em razão da qual o fisioterapeuta propôs terapia aquática como parte do processo de reabilitação.

Considerando essa situação, avalie as seguintes afirmações.

I. O principal objetivo da intervenção aquática é o ganho imediato de amplitude de movimento da articulação glenoumeral e de força muscular.

II. O objetivo da terapia aquática, como parte do processo de reabilitação, é facilitar a mobilização da glenoumeral, evitar aderência da cápsula articular e manter a amplitude de movimento.

III. A flutuação do membro superior, na reabilitação aquática, pode auxiliar os músculos deltoide e supraespinhoso durante a abdução da cabeça umeral.

IV. A indicação de exercícios resistidos realizados na água depende das restrições do tecido em cura, bem como da fase da recuperação da lesão.

É correto o que se afirma em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.