Questões de Concursos: 2013

Prepare-se para a prova com questões de 2013 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q212261 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

Uma paciente com 64 anos de idade sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) há 6 meses. Atualmente, apresenta sequelas motoras no hemicorpo esquerdo, sem alterações na fala ou na cognição. Na avaliação de tônus, de acordo com a Escala de Ashworth, constatou-se espasticidade grau 2 em músculos flexores de membro superior e em músculos extensores do membro inferior do hemicorpo esquerdo. Consegue permanecer em pé somente com apoio e não realiza marcha. Recebe atendimento fisioterapêutico ambulatorial há 5 meses, e iniciou atendimento em Fisioterapia aquática.

Considerando o caso apresentado e as disposições gerais para o planejamento de tratamentos que utilizem os recursos terapêuticos aquáticos, avalie as seguintes afirmações.

I. Para a paciente será mais fácil realizar exercícios em águas rasas do que em águas mais profundas, pois o suporte da flutuação diminui à medida que uma porção maior do corpo está imersa.

II. A água adequadamente aquecida será benéfica para o atendimento da paciente, devido aos efeitos da temperatura sobre a espasticidade verificada na avaliação.

III. Atividades com extremidades distais estáveis, como o repouso da mão sobre uma prancha, facilitarão a realização de movimentos daquele segmento do corpo.

É correto o que se afirma em

63 Q236577 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais da República, Promotor de Justiça, MPE MA, MPE MA

Atualmente a aplicação do preceito da dignidade da pessoa humana, conforme previsão do inciso III, do art. 1º, da CF de 1988, tem se revelado relativamente constante nas decisões provenientes do STF e STJ, assim como dos demais órgãos judiciários. Sobre esse fundamento do Estado Democrático de Direito, é correto afirmar que:

64 Q19637 | Raciocínio Lógico, Técnico Legislativo, AL RN, FCC

Lucas tem mais do que 70 e menos do que 100 bolas de gude. Agrupando as bolas de 4 em 4, sobra 1, e de 7 em 7, sobram 2. Se as bolas de gude de Lucas forem agrupadas de 8 em 8 irão sobrar

65 Q182781 | Enfermagem, Enfermagem, ENADE, INEP

O risco de quedas de pessoas idosas em ambiente hospitalar está associado a fatores de risco vinculados tanto ao indivíduo quanto ao ambiente físico. Um enfermeiro do setor de internação, ao admitir um paciente do sexo masculino, de 85 anos, internado para tratamento de diabetes mellitus, em uso de agentes antidiabéticos, diuréticos, antipsicóticos e antidepressivos tricíclicos, relatou diminuição da acuidade visual, incontinência urinária e inatividade física. Ao exame físico, observou desequilíbrio postural, manchas arroxeadas nos braços e na região do tórax, além de condições higiênicas precárias. Como o perfil do paciente se enquadrava em idosos com risco de queda, o enfermeiro utilizou o protocolo de avaliação de risco padronizado pela instituição.

Nessa situação, os fatores de risco apresentados pelo paciente são caracterizados apenas como

66 Q175396 | Odontologia, Dentista, ENADE, INEP

A preservação dos tecidos bucais, a estabilidade, a retenção, o suporte e a estética são objetivos fundamentais a serem alcançados durante o ato de moldar o paciente desdentado total. Além disso, as moldagens devem proporcionar a confecção de bases de próteses totais que respeitem os limites de tolerância fisiológica dos tecidos de suporte.

REIS et al. Moldagem em prótese total: uma revisão de literatura.
RFO, v. 12, n. 1, p. 70-74, jan./abr. 2007.

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Durante a moldagem funcional, a pressão exercida nos tecidos pode ser controlada pela presença de alívio e(ou) perfurações nas moldeiras, bem como pela viscosidade, fluidez e escoamento do material de moldagem.

PORQUE II. Para moldagem de borda em prótese total, são indicados os materiais de consistência leve ou regular, para que seja possível essa área ser moldada com alguma pressão; para a área de suporte, devem ser utilizados materiais de consistência pesada, a fim de que essa região seja moldada de forma compressiva.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

68 Q241903 | Raciocínio Lógico, Implicações lógicas, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Considere as seguintes premissas:

P1. As raposas são espertas.
P2. Animais espertos são carinhosos.
P3. Quem sabe caçar coelho não é carinhoso.

Assinale a alternativa que não apresenta uma consequência lógica dessas premissas.

69 Q18421 | Português, Sargento da Aeronáutica, EEAR, FAB

Assinale a alternativa em que há erro quanto à regência nominal, de acordo com a norma culta.

70 Q212524 | Fisioterapia, Terapia manual, Fisioterapeuta, ENADE, INEP

Uma paciente de 68 anos de idade apresenta linfedema de membro superior direito, após mastectomia radical, e linfadenectomia axilar direita.

Considerando a drenagem linfática terapêutica, avalie as seguintes afirmações.

I. A drenagem linfática tem aplicação terapêutica sobre a remoção de líquidos e proteínas dos espaços intersticiais, a qual só é possível através da membrana capilar linfática, que é mais permeável que a membrana capilar sanguínea.

II. A drenagem linfática deve ser realizada em pacientes que desenvolvem linfedema do membro superior após remoção dos linfonodos axilares, a fim de evacuar vias linfáticas, com objetivo de receber um maior volume de líquido da região edemaciada.

III. A captação, manobra realizada com o objetivo de estimular a reabsorção do líquido acumulado no interstício, deve ser realizada em sentido centrífugo, visto que o direcionamento do fluxo linfático ocorre após a liberação das vias linfáticas.

IV. Na insuficiência do sistema linfático, a drenagem linfática pode ser realizada com uma pressão de moderada a forte, para que as proteínas dos espaços intersticiais sejam removidas pela drenagem venosa.

V. Após a dissecção de um grupo de linfonodos, o sistema linfático pode compensar o fluxo linfático com a formação de anastomoses linfolinfáticas e linfovenosas, proporcionando uma alternativa para a drenagem linfática.

É correto apenas o que se afirma em

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.