Questões de Concursos: 2015

Prepare-se para a prova com questões de 2015 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q28111 | Matemática, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

Um poliedro convexo tem 9 faces e 16 arestas.

Desse modo, o total de vértices desse poliedro é:

12 Q139767 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere: I.A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores PORQUE II.o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

13 Q38628 | Pedagogia, Professor, IFSP

Segundo José Manuel Moran, “Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, desmotivamo-nos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas." Para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e inovador, o autor destaca como deve ser a escola e seus personagens. Assim, na concepção de Moran, o ensino de qualidade envolve muitas variáveis, exceto:

14 Q44292 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Adulto, 45 anos de idade, deu entrada no pronto socorro inconsciente, cianótico, ausência de sinais vitais. Diagnóstico de parada cardiorrespiratória. Na emergência iniciou-se a reanimação imediatamente. Durante o procedimento foram usadas drogas para reverter o quadro, EXCETO:

15 Q44300 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Estabelecer condutas, atitudes e comportamentos do profissional de enfermagem em relação a seus direitos, deveres e penalidades em relação aos atos ilícitos praticados é função:

16 Q28971 | Conhecimentos Específicos, Legislação da Educação, Técnico de Secretaria, Prefeitura de Betim MG

Sobre a Educação Especial, é INCORRETO afirmar que

17 Q34736 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TRT MG, FCC

Texto associado.
Zygmunt Bauman: “Vivemos o fim do futuro" 

Em 1963, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman foi censurado e afastado da Universidade de Varsóvia por causa de suas ideias, tidas como subversivas no comunismo. Hoje, aos 88 anos, é considerado um dos pensadores mais eminentes do declínio da civilização. Nesta entrevista, ele fala sobre como a vida mudou nos últimos 20 anos.

ÉPOCA – De acordo com sua análise, as pessoas vivem um senso de desorientação. Perdemos a fé em nós mesmos?

Zygmunt Bauman – Durante toda a era moderna, nossos ancestrais viveram voltados para o futuro. Eles avaliavam a virtude de suas realizações pelo modelo da sociedade que queriam estabelecer. A visão do futuro guiava o presente. Nossos contemporâneos vivem sem esse futuro. Estamos mais descuidados, ignorantes e negligentes quanto ao que virá.

ÉPOCA – Os jovens podem mudar e salvar o mundo? Ou nem os jovens podem fazer algo para alterar a história?

Bauman – Sou tudo, menos desesperançoso. Confio que os jovens possam consertar o estrago que os mais velhos fizeram. Mas, para isso, precisam recuperar a consciência da responsabilidade compartilhada para o futuro do planeta e seus habitantes. Também precisam trocar o mundo virtual pelo real.

(Adaptado de: GIRON, Luís Antônio. In: Época. São Paulo, Globo, 19.02.2014)
Zygmunt Bauman expressa a opinião de que

18 Q24875 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPAR

Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar:

19 Q49317 | Matemática, Professor de Educação Básica, SEE MG, IBFC

A expressão algébrica que representa o perímetro de um retângulo qualquer é dada por P= 2.(X+Y), onde X representa a medida do comprimento e Y representa a medida da largura do retângulo. Se num retângulo o perímetro mede 54 cm e a largura mede 3 unidades a menos que o comprimento, então a soma dos algarismos do número que representa a medida do comprimento desse retângulo é igual a:

20 Q48415 | Informática, Professor de Polivalência, Prefeitura de Canavieira PI, IMA

No Microsoft Excel 2007, para elaborar uma tabela dinâmica por meio do comando “Tabela Dinâmica”, deve ser acessado, em primeiro lugar a guia:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.