Questões de Concursos: 2015

Prepare-se para a prova com questões de 2015 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q150563 | Serviço Social, Analista Judiciário Serviço Social, TRT 3a Região, FCC

A Responsabilidade Social está normatizada na ISO 26000 que versa pela incorporação de práticas socioambientais nos processos decisórios e a responsabilização pelos impactos de suas atividades na sociedade e meio ambiente. Para certificação a empresa deve integrar, implementar e promover

42 Q44308 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Hospital São Lucas, NUCEPE

Paciente apresenta quadro de rigidez muscular e perturbação de movimentos, dificuldade de iniciar, manter e executar atividades motoras, tremores, debilidade muscular que afeta a face, estatura e marcha, perda de reflexos posturais, fala com tom monótono e lento, sialorreia. São manifestações clinicas de qual patologia no idoso:

43 Q48880 | Matemática, Oficial de Produção, Liquigás, CESGRANRIO

Lara terá de tomar certo medicamento durante 10 dias. São 3 comprimidos por dia. Esses comprimidos são vendidos em caixas com 8 unidades cada uma.

Quantas caixas, no mínimo, Lara terá de comprar?

44 Q339294 | Raciocínio Lógico, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Duas tartarugas estavam juntas e começaram a caminhar em linha reta em direção a um lago distante. A primeira tartaruga percorreu 30 metros por dia e demorou 16 dias para chegar ao lago. A segunda tartaruga só conseguiu percorrer 20 metros por dia e, portanto, chegou ao lago alguns dias depois da primeira.

Quando a primeira tartaruga chegou ao lago, o número de dias que ela teve que esperar para a segunda tartaruga chegar foi:

45 Q328980 | Pedagogia, Professor de Matemática, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

De acordo com o exposto e considerando a etnomatemática para o repensar o fazer pedagógico dos professores, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Matemática, neste enfoque, contempla o saber oriundo do cotidiano, a qual acredita que está imbuído de saberes e fazeres próprios da cultura.

II. Tem a pretensão de substituir a matemática acadêmica, que é absolutamente inútil na sociedade, considerando a educação multicultural como uma possibilidade a qual valoriza e reconhece como legítimo o saber matemático oriundo das diversas culturas.

III. Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática, promovendo o estudo a partir do mundo vivido/concreto para a análise dos conteúdos abstratos e a resolução de problemas que propiciam a compreensão e a constituição de saberes e alternativas para o contexto.

IV. O termo “etnomatemática” foi constituído por Ubiratan D’Ambrósio. Para compor a palavra “etnomatemática”, utilizam?se as raízes “tica”, “matema” e “etno” para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).

Estão corretas as afirmativas

46 Q57302 | Português, Vigilante Penitenciário, SEAP GO

Texto associado.
A SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL
Luíz Flávio Borges D Urso

        Uma das principais causas da escalada do crime organizado reside no aumento da sensação de impunidade, aliado ao fato do Estado abandonar determinadas áreas, que ficam à mercê de quem resolver deter poder para tomá-las, instalando ali um verdadeiro poder paralelo.
        Inegavelmente o tráfico de entorpecentes exerce papel preponderante nesse contexto, pois é por meio do tráfico que se arregimenta um verdadeiro exército de pessoas a serviço do crime. O Estado negligenciou em certos pontos, retirando-se de certos lugares, dando oportunidade do crime organizado se instalar, com estrutura empresarial, piramidal, na qual encontra-se um mentor intelectual, que coordena toda operação criminosa, sem ter qualquer contato com os agentes, executores, os quais muitas vezes nem imaginam quem seja o "chefão".
      Abaixo do mentor, existem os dirigentes, o alto oficialato, na verdade são os subchefes, que comandam regiões e grupos determinados, abaixo ainda, encontramos os operadores, que comandam os formigas, o verdadeiro exército, tudo isso numa estrutura de muito dinheiro, muitas armas e muita informação, obtida por meio da corrupção.
        Enfim, o crime que era ato isolado e solitário, com o tempo passou a ser realizado por grupos eventuais, depois por grupos permanentes, depois por organizações transnacionais e agora pelos grandes organismos globalizados, reclamando uma reforma estrutural no Estado para enfrentar essa nova face do crime.
        Não existe uma medida mágica eficaz, que pudesse representar a panacéia, a solução para o problema. O que existe são medidas que conjugadas poderão resultar numa reação ao crime organizado, enfrentando-o. Vejamos algumas delas, como por exemplo, atacar as causas dessa criminalidade, dotando a sociedade de meios, de oportunidades, que façam o jovem vislumbrar algum futuro a ser perseguido.
        Ao lado do ataque as causas, há de se ampliar o policiamento preventivo, fardado, ostensivo, de modo a otimizar o trabalho para coibir o cometimento do delito. Quando ocorrer o crime, investigar-se com recursos e para tal há de se dotar a polícia judiciária de meios para essa investigação, buscando o que se tem de mais avançado em tecnologia para auxiliar nossa polícia.
        Dessa forma desvendando-se o crime, descobre-se seus agentes, colecionando provas contra ele, objetivando um processo justo, mas severo, na estrita observância do devido processo legal, do contraditório, garantindo a ampla defesa, de forma propiciar condenação à luz das provas produzidas. Por fim, reformular o sistema prisional brasileiro, para que este possa conter aquele que ali deverá permanecer, cumprindo sua pena, sem risco de fuga ou resgate.
        Encerro reiterando minha crença na grande maioria do povo brasileiro, que ainda é honesta, honrada e não deseja fraudar sua palavra empenhada, contra uma pequena minoria, que resolveu transpor o limite da legalidade e fazer do crime sua atividade. Creio que ainda haverá solução e o Brasil reagirá a tudo isso. A parcela de pessoas de bem, certamente prevalecerá, em detrimento do crime instalado.

D URSO, Luíz Flávio Borges. A segurança pública no Brasil. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, VI, n. 13, ago 2003. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2015. 
A finalidade desse texto é:

47 Q44142 | Enfermagem, Enfermeiro, HCFMUSP, VUNESP

Paciente de 65 anos dá entrada no Pronto-Socorro com queixa de dor torácica em pontada na inspiração, tosse produtiva e febre há 48 horas. O acompanhante relata que, há aproximadamente 24 horas, começou a apresentar confusão e irritabilidade associada à dispneia e à taquicardia, com queixas de palpitações. Após avaliação inicial, o médico plantonista solicita que a enfermeira colete uma gasometria arterial e que encaminhe o paciente para a realização de radiografia de tórax, pois a sua hipótese diagnóstica é Pneumonia. O resultado da gasometria apresenta: pH: 7,28; PaCO2 : 53 mmHg; PaO2 : 65 mmHg; SaO2 : 92%; Bic: 24 mEq/L; BE: –4 mEq/L. A radiografia de tórax mostra uma imagem de condensação nos terços médio e inferior do pulmão direito, confirmando diagnóstico de pneumonia.

A partir da gasometria do paciente, é correto afirmar que o desequilíbrio ácido base encontrado é uma

48 Q18770 | Física, Técnico de Projetos, ETAM, BIO RIO

Sultan Kosen, um turco de 31 anos que mede 2,51 metros, está no livro dos recordes como o homem mais alto do mundo. A ordem de grandeza, em cm, da altura de Sultan é:

49 Q15835 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas, Analista de Desenvolvimento, AGERIO, FDC

A posição de um móvel foi registrada num plano cartesiano em intervalos regulares de tempo. Para os três primeiros registros as posições foram: (0,3), (3,9) e (6,15). A posição do 5o registro será:

50 Q100908 | Administração Geral, Analista Administrativo, DPE RO, FGV

Um gerente recebeu uma avalição negativa do desempenho da sua equipe. Surpreso com os resultados, ele convocou a equipe, apresentou os resultados e perguntou como aquilo podia ter acontecido, se todos os relatórios e informações que recebia dos subordinados apontavam que as atividades estavam sendo desempenhadas sem problemas e os resultados estavam sendo atingidos. Os subordinados reconheceram que muitas vezes amenizaram as más notícias, para evitar ?problemas com o chefe?. Essa atitude dos subordinados indica que ocorreu a seguinte barreira à comunicação:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.