Questões de Concursos: 2024

Prepare-se para a prova com questões de 2024 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q863427 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

(adaptado) “As lutas camponesas sempre estiveram presentes na história do Brasil (...) As ocupações de terra realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e por outros movimentos populares, são ações de resistência frente à intensificação da concentração fundiária e contra a exploração, que marcam uma luta histórica na busca contínua da conquista da terra de trabalho, a fim de obter condições dignas de vida e uma sociedade justa.” (FERNANDES, Bernardo M. A formação do MST no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2001). Sobre a disputa fundiária no Brasil, assinale a alternativa incorreta quanto a caracterização de seus agentes.

12 Q863420 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Leia a citação abaixo e assinale a alternativa correta:

“Sob o apartheid, um de nós deve ser estrangeiro, não seremos nós”.

(Oliver Tambo, 1986 in: Sampson, Anthony. O negro e o ouro: magnatas, revolucionários e o apartheid. São Paulo – Companhia das Letras, 1988. p 81).

13 Q863406 | Português, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Texto associado.

Automóvel: Sociedade Anônima

(Paulo Mendes Campos)

    Se você quiser, compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimento de causa, a fim de evitar desilusões futuras. Saiba que está praticando um gesto essencialmente econômico; não para a sua economia, mas para a economia coletiva. Isso quer dizer que, do ponto de vista comunitário, o automóvel que você adquire não é um ponto de chegada, uma conquista final em sua vida, mas, pelo contrário, um ponto de partida para os outros. Desde que o compre, o carro passa a interessar aos outros, muito mais que a você mesmo.

    Com o carro, você está ampliando seriamente a economia de milhares de pessoas. É uma espécie de indústria às avessas, na qual você monta um engenho não para obter lucros, mas para distribuir seu dinheiro para toda classe de pessoas: industriais europeus, biliardários do Texas, empresários brasileiros, comerciantes, operários especializados, proletários, vagabundos, etc.

    Já na compra do carro, você contribui para uma infinidade de setores produtivos, que podemos encolher ao máximo nos seguintes itens: a indústria automobilística propriamente dita, localizada no Brasil, mas sem qualquer inibição no que toca à remessa de lucros para o exterior; os vendedores de automóveis; a siderurgia; a petroquímica; as fábricas de pneus e as de artefatos de borracha; as fábricas de plásticos, couros, tintas, etc.; as fábricas de rolamentos e outras autopeças; as fábricas de relógios, rádios, etc.; as indústrias de petróleo [...] 

    Você já pode ir vendo a gravidade do seu gesto: ao comprar um carro, você entrou na órbita de toda essa gente, até ontem, você estava fora do alcance deles; hoje, seu transporte passou a ser, do ponto de vista econômico, simplesmente transcendental. Você é um homem economicamente importante – para os outros. Seu automóvel é de fato uma sociedade anônima, da qual todos lucram, menos você.

    Mas não fica só nisso; você estará ainda girando numa constelação menor, miúda mas nada desprezível: a dos recauchutadores, eletricistas, garagistas, lavadores, olheiros, guardas de trânsito, mecânicos de esquina. Você pode ainda querer um motorista ou participar de alguma das várias modalidades de seguros para automóveis. Em outros termos, você continua entrando pelo cano. No fim deste, há ainda uma outra classe: a dos ladrões, seja organizada em sindicatos, seja a espécie de francopuxadores. [...]

O pronome “você” que ocorre, implícita ou explicitamente, ao longo do texto, faz referência:

14 Q863424 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

Na Amazônia, diversas são as expressões de fé religiosa, bem como determinados credos espirituais que têm como sua base a mistura de diferentes crenças, intercambiando símbolos e elementos sagrados, gerando uma nova perspectiva religiosa para aqueles signos de fé. Entre elas, uma religião acreana faz uso da bebida indígena sagrada mais conhecida como ayahuasca, o chá das almas (adaptado de OLIVEIRA, 2021). De acordo com o texto, assinale a alternativa correspondente ao nome da manifestação religiosa descrita no texto. 

15 Q862449 | Nutrição, Nutrientes e Nutrição, Agente de Serviços Gerais, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2024

Para uma boa organização do local de trabalho, é necessária atenção especial à carga de trabalho a que uma pessoa está submetida.

Uma tarefa que exige muita memória, atenção e raciocínio pode ser classificada como sendo de grande carga

16 Q862514 | Conhecimentos Bancários, Atendimento Bancário, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

Após o final da apresentação sobre um serviço, um profissional de venda escutou do cliente potencial as seguintes frases:
(i) “Deixe-me pensar a respeito por algum tempo.”

(ii) “Tenho que falar sobre isso com meu chefe.”

(iii) “Devo aguardar até o próximo período de orçamento.”

Para superar essas objeções de adiamento, a estratégia adequada a ser adotada pelo profissional de vendas é

18 Q862440 | Nutrição, Serviços de Alimentação, Cozinheiro, Prefeitura de Ivaí PR, UNIVIDA, 2024

Qual é o método de cozimento que envolve aplicar calor direto aos alimentos, frequentemente usado para carnes, aves e peixes, proporcionando um sabor levemente defumado e uma crosta caramelizada?  

19 Q862276 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei de Responsabilidade Fiscal, Contador, CNU, Fundação CETREDE, 2024

Dentre os créditos adicionais, há a categoria de créditos suplementares. Marque a opção CORRETA em que existe uma forma ou possibilidade de o governo abrir crédito suplementar por meio de autorização 

20 Q863425 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente dos Correios Carteiro, CORREIOS, IBFC, 2024

(adaptado) Aconteceu em fevereiro de 1922, na cidade de São Paulo, 100 anos após a Independência do Brasil, 34 anos após a abolição da escravidão e 4 anos após o fim da Primeira Guerra Mundial. O movimento se apoiava no pensamento nacionalista e na busca de uma identidade para o Brasil, além da procura por uma produção artística mais liberta, que rompesse com uma estética das academias de Belas Artes e das ideias parnasianistas. As ideias parnasianistas tratavam da arte pela arte, privilegiavam a busca pela perfeição e demonstravam pouca preocupação com os sentimentos humanos e os contextos sociais (adaptado de UFMG, 2022). Assinale a alternativa que apresenta o nome do evento artístico citado no texto e que completou 100 anos em 2022.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.