Questões de Concursos: Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego

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11 Q527788 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC

A função de custos definida para estimativa dos impactos econômicos dos acidentes nas rodovias brasileiras é composta de quatro grupos de componentes de custos relativos: às pessoas, aos veículos, à via e ao ambiente onde ocorre o acidente e ao envolvimento de instituições públicas com o acidente.

Além dos danos materiais aos veículos, os custos associados aos veículos são, exclusivamente, os de

12 Q527887 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista Judiciário, TRF 1a, FCC

Considerando a necessidade de melhoria das condições de acessibilidade, conforto e segurança na circulação dos pedestres nas vias públicas, caso o órgão ou entidade de trânsito com autoridade sobre a via autorize, deve ser implantada faixa elevada para travessia de pedestres

13 Q538462 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC

Veículos trafegando em velocidade reduzida, especialmente em decorrência de rampas ascendentes, restringem as características operacionais dos demais veículos. Esta restrição pode ser suavizada aumentando as oportunidades de ultrapassagem, implantando terceiras faixas em rampas ascendentes. Em geral, a implantação de uma terceira faixa deve ser considerada quando:

I. O volume horário de veículos na faixa de subida ultrapassa 100 veículos por hora.

II. O trecho em subida tem nível de serviço D ou E.

III. Prevê-se uma redução de velocidade de pelo menos 15 km/h para os veículos pesados.

IV. Prevê-se uma redução de velocidade de pelo menos 25 km/h para os veículos pesados.

Está correto o que consta APENAS em

14 Q537061 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Infraestrutura, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

No projeto de uma hidrovia, deve ser dada especial atenção à proteção das margens. As alternativas disponíveis para se fazer essa proteção incluem as denominadas proteções diretas, ou revestimentos, que são aplicadas paralelamente à direção do fluxo, ficando em contato direto com o material da margem propriamente dito. Com relação a esse tipo de proteção, julgue os seguintes itens.

As proteções contínuas visam apenas a proteção das margens, principalmente contra processos erosivos, não sendo projetadas para assumir qualquer função estrutural.

15 Q537932 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca da sinalização de trânsito.

16 Q537523 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Engenheiro Civil Pleno I, IDECI CE, IBFC

Leia as sentenças abaixo contendo informações sobre o tema Segurança Viária, e assinale a alternativa INCORRETA:

17 Q530843 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC

Para fins de análise econômica de duplicação de um trecho de uma determinada rodovia, é necessário que se faça distinção entre os vários tipos de tráfego, uma vez que os benefícios resultantes da implantação do projeto de duplicação serão diferentes conforme a ocorrência de cada tipo. O tráfego induzido é aquele

18 Q533956 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

O conhecimento dos princípios básicos das trações dos trens, dos tipos de locomotivas, do cálculo da lotação dos trens, da sua frenagem, suas características do material rodante, bem como da dinâmica da circulação dos trens, é fundamental para o planejamento da operação ferroviária. A respeito da operação e de material rodante para transporte ferroviário, julgue os próximos itens.

A superfície de rodagem de uma roda ferroviária apresenta, normalmente, determinada inclinação — denominada conicidade — em relação ao plano horizontal, que visa impedir a formação de sulcos por desgaste, facilitando, assim, a circulação das rodas nas curvas e mantendo o veículo em serviço por mais tempo.

20 Q527441 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC

Para o cálculo de capacidade de vias utiliza-se o Fator Horário de Pico, que representa
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