Questões de Concursos: Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego

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31 Q534174 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista em Transportes, Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à engenharia de tráfego, julgue os itens que se seguem. Enquanto as vias de trânsito rápido são controladas por semáforos e permitem o acesso aos lotes lindeiros, nas vias arteriais não há interseções em nível, e o trânsito de pedestres é realizado em passarelas.

32 Q531701 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC

No nível de serviço D, nas rodovias de quatro ou mais faixas de tráfego,

33 Q533750 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Perito Criminal, SDS PE, CESPE CEBRASPE

Em determinada via arterial que leva ao centro de uma cidade, as condições de tráfego deterioram-se ao longo dos anos com ocupação urbana desordenada, ocupação da faixa de domínio por estabelecimentos comerciais, e aumento considerável do número de veículos. Na via circulam bicicletas, caminhões, carros, motocicletas, ônibus e pedestres. A via tem doze metros de largura, é dividida em três faixas de quatro metros e existem inúmeras interseções semaforizadas que criam congestionamentos durante os horários de pico da manhã e da tarde. Embora existam alternativas de rota para caminhões, essa via arterial representa o menor percurso para veículos de transporte de cargas. Por sua vez, o transporte coletivo urbano, por ônibus, acumula queixas de baixa confiabilidade, baixo conforto e preços elevados de tarifa. A secretaria de transportes do município busca alternativas que desafoguem o trânsito dessa via arterial, mas que sejam compatíveis com as limitações de caixa.

A respeito das possíveis soluções para essa via, assinale a opção correta.

34 Q534608 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Professor, IFTO

Sobre engenharia de tráfego, é incorreto afirmar.

35 Q531965 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito MA, FCC

Para efeito de análise de capacidade, as rodovias pavimentadas com duas faixas e dois sentidos de tráfego são divididas em duas classes. A Classe I compreende:

I. Rodovias nas quais os motoristas esperam poder trafegar com velocidades relativamente elevadas.

II. Rotas de trabalho diário.

III. Rodovias turísticas e recreacionais, que passam por terreno de topografia acidentada.

IV. Rodovias que servem áreas de desenvolvimento moderado.

Está correto o que consta APENAS em

36 Q532913 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Especialista em Regulação de Transporte I, ARTESP, FCC

Para a fiscalização de peso dos veículos por balança rodoviária será admitida a tolerância máxima de X% sobre os limites de pesos regulamentares, para suprir a incerteza de medição do equipamento, conforme legislação metrológica. O valor de X é

37 Q536031 | Engenharia Civil, Área Especialista em Trânsito Transporte Tráfego, Analista de Infraestrutura, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, CESPE CEBRASPE

No projeto de uma hidrovia, deve ser dada especial atenção à proteção das margens. As alternativas disponíveis para se fazer essa proteção incluem as denominadas proteções diretas, ou revestimentos, que são aplicadas paralelamente à direção do fluxo, ficando em contato direto com o material da margem propriamente dito. Com relação a esse tipo de proteção, julgue os seguintes itens.

As chamadas cortinas atirantadas destinam-se a afastar a corrente das margens a serem protegidas. Essas obras costumam criar condições para a formação de depósitos de sedimentos que tendem a aumentar a proteção com o passar do tempo, de forma a reduzir a necessidade de manutenção.

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