Questões de Concursos: Ética e Legislação Profissional

Prepare-se para a prova com questões de Ética e Legislação Profissional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q846399 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Terapia Ocupacional Multiprofissional em Saúde da Família Terapia Ocupacional Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Terapia Ocupacional Multiprofissi, SES DF, IADES, 2020

Com relação à institucionalização da profissão de terapia ocupacional, julgue o item a seguir.

A primeira formação em nível universitário tinha três anos de duração para terapia ocupacional e quatro anos para fisioterapia, no ano de 1961.

12 Q833366 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, CREFITO 13a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

De acordo com a Lei n.° 6.316/1975, que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, assinale a alternativa incorreta.

13 Q831827 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

Julgue as informações seguintes com o código (C) certo ou (E) errado.

I.A demanda da Terapia Ocupacional (TO) na atuação da área ergonômica é justificada pela crescente consciência das relações entre os fatores ocupacionais e o adoecimento, sobretudo pelo advento dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), inicialmente denominados de lesões por esforços repetitivos (LER), além da necessidade de as empresas investirem em programas preventivos como forma de se precaverem de possíveis indenizações trabalhistas por parte dos lesionados.

II.A análise do ambiente de trabalho pelo terapeuta deve estar associada a uma participação da pessoa que irá exercer sua ocupação no ambiente de trabalho, podendo chamar de ergonomia participativa. Esta prática maximiza as chances de que as motivações, preferenciais e crenças do funcionário sejam consideradas e incorporadas a qualquer solução ergonômica.

III.Desconsiderar os elementos que justificam a ergonomia participativa pode acarretar em falta de cooperação e talvez em fracasso da intervenção ou adaptação.

IV.O processo de recuperação do paciente acometido por LER envolve aspectos tanto de ordem médica como de outros profissionais, embora a variedade do tratamento seja restrita e específica, depende do estágio em que se encontra a doença.

Após análise, marque a alternativa CORRETA.

14 Q832599 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, CREFITO 13a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

No que se refere ao processamento da inscrição e da franquia profissional, previsto na Resolução COFFITO n.º 8/1978, julgue os itens subsequentes.
I A inscrição consiste na transcrição, em livro próprio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, de folhas consecutivamente numeradas e autenticadas por rubrica, da qualificação profissional do inscrito e de seus dados cadastrais. Incumbe ao secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional lavrar os termos de abertura e encerramento dos livros de inscrição e autenticar suas folhas. II A inscrição do profissional no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional é anotada no verso do diploma, ou da certidão quando for o caso, em termo próprio, no qual são indicados: número de inscrição; livro e página em que foi registrada; e data. III Incumbe ao presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional a autenticação, por assinatura, da inscrição registrada no livro e da respectiva anotação no diploma ou na certidão. IV O número de inscrição do profissional no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional é o mesmo dado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ao registro do diploma. A distinção entre o número de registro e o de inscrição é feita pela anteposição da sigla CREFITO, seguida de hífen, ao número de inscrição. V O número de inscrição identifica profissionalmente o inscrito. É vedada, em qualquer hipótese, a transferência do número de inscrição de um profissional para outro.
Assinale a alternativa correta.

15 Q835018 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

Ergonomia refere-se ao estudo da adaptação do trabalho ao homem, sendo o trabalho entendido de forma ampla, abrangendo não apenas aquelas máquinas e equipamentos utilizados para transformar os materiais, como toda a situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho. A ergonomia vai além do ambiente físico, abrangendo também os aspectos organizacionais de como esse trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados (LIDA, 1990).
Nessa perspectiva, marque a alternativa CORRETA.

16 Q831707 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC Terapeuta Ocupacional, AMEOSC, 2021

A Portaria nº 155, de 20 de março de 2020 - Comissão Nacional de Teleconsultoria - Dispõe sobre a criação da Comissão Nacional de Teleconsultoria do Sistema COFFITO/CREFITOS em Fisioterapia e Terapia Ocupacional para o enfrentamento da crise provocada pela Pandemia do COVID-19. 43) tps://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15843#more-15843)
Marque a alternativa cujo Artigo apresenta incoerência com o que dispõe a Portaria enunciada.

17 Q837782 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Prefeitura de Balneário Barra do Sul SC Terapeuta Ocupacional, Prefeitura de Balneário Barra do Sul SC, 2021

O terapeuta ocupacional pode desempenhar atividades em serviços públicos e particulares, tais como:

18 Q845554 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, Provas Multiprofissional em Saúde da Criança Terapia Ocupacional Multiprofissional em Saúde da Família Terapia Ocupacional Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Terapia Ocupacional Multiprofissi, SES DF, IADES, 2020

Suponha que um terapeuta ocupacional seja denunciado ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) da sua região por negligenciar atendimento domiciliar. O paciente relata que o profissional abandonou o tratamento que vinha sendo disponibilizado, pois o endereço do favorecido localiza-se em bairro de alta periculosidade, fato que fez o terapeuta temer pela segurança de seu veículo próprio, estacionado na rua durante os atendimentos. O CREFITO aceitou a denúncia e convocou o profissional para uma oitiva, a fim de esclarecer o caso. O terapeuta ocupacional confirmou a versão do paciente, informando que irá encaminhá-lo para outro colega de profissão. O profissional afirma ter certeza de que está correto em sua postura. 

Considerando o caso descrito, a Resolução COFFITO n° 425/2013, que estabelece o Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional, e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O terapeuta ocupacional pode se negar a atender à convocação do CREFITO da sua região.

19 Q835170 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, CREFITO 13a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

Conforme o artigo 4.° da Resolução COFFITO n.º 8/1978, constituem atos privativos do terapeuta ocupacional prescrever, ministrar e supervisionar terapia ocupacional, objetivando preservar, manter, desenvolver ou restaurar a capacidade funcional do cliente, a fim de habilitá-lo ao melhor desempenho físico e mental possível, no lar, na escola, no trabalho e na comunidade. Considerando essas informações, julgue os próximos itens.
I A ação, isolada ou concomitante, de agente termoterápico ou crioterápico, hidroterápico, aeroterápico, fototerápico, eletroterápico ou sonidoterápico determina o objetivo da terapia e a programação para atingi-lo. II É necessária a elaboração de testes específicos para se avaliar os níveis de capacidade funcional e sua aplicação. III A programação das atividades da vida diária e outras a serem assumidas e exercidas pelo cliente e a orientação e supervisão deste na execução dessas atividades possibilitam o alcance desse objetivo.
Assinale a alternativa correta.

20 Q834417 | Terapia Ocupacional, Ética e Legislação Profissional, CREFITO 13a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

Segundo a Lei n.o 6.316/1975, a extinção ou perda de mandato de membro do Conselho Federal ou dos Conselhos Regionais ocorrerá por algumas razões. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma delas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.