Questões de Concursos: A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80

Prepare-se para a prova com questões de A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q740830 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Economista, CPC PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A década de 1980 foi dominada pela inflação e pelo desequilíbrio externo, para os quais concorreu (concorreram) o (os):

12 Q747131 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Analista em Economia, MPE SC, FEPESE

De 1986 a 1994 diversos Planos Econômicos foram lançados no Brasil, tendo a inflação como foco. Considerando as concepções, conjunturas de execução e consequências destes Planos, assinale a alternativa correta.

13 Q739006 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Economista, Ministério da Justiça, CESPE CEBRASPE

A respeito dos principais planos de estabilização empreendidos a partir da década de 80 do século passado, julgue os itens que se seguem.

Nesse período, para minimizar a perda financeira dos trabalhadores, os salários foram indexados à inflação.

14 Q747858 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Analista do MPU, MPU, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 80 do século passado, proliferaram os planos de estabilização, que visavam, sobretudo, ao controle da inflação. Acerca das especificidades desses planos, julgue os itens a seguir.

A fim de combater a inflação, diagnosticada, no Plano Bresser, como inercial e de demanda, recorreu-se à ortodoxia dos instrumentos monetário e fiscal. Pelo lado monetário, no Plano Bresser, que não adotou congelamento de preços, elevou-se a taxa de juros para redução das pressões de demanda e, por consequência, dos preços. Pelo lado fiscal, para conter o déficit público, elevaram-se as tarifas e ajustaram-se os preços de bens administrados que estavam defasados.

15 Q744663 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Economista, Ministério da Justiça, CESPE CEBRASPE

A respeito dos principais planos de estabilização empreendidos a partir da década de 80 do século passado, julgue os itens que se seguem.

No período de 1981 a 1984, o ajuste adotado, cujos efeitos foram a elevação da taxa básica de juros e a desvalorização cambial, promoveu efeito recessivo na economia brasileira.

16 Q742973 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Quanto aos planos de crescimento e desenvolvimento econômicos no pós-guerra, julgue os itens de 106 a 112.

A década de 80 do século XX, chamada década perdida, caracterizou-se pela queda do crescimento econômico e pela aceleração inflacionária, apesar do controle dos gastos públicos.

17 Q745624 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Economista, AGU, NCE

Em relação ao período recessivo 1981-1983, vivido pela economia brasileira, é INCORRETO afirmar que:

18 Q742554 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Acerca da economia brasileira na última década de 80, julgue (C ou E) os itens subsequentes. A moratória do México, decretada em 1982, favoreceu a economia brasileira, uma vez que o sistema financeiro internacional direcionou para o Brasil as linhas antes destinadas àquele país, o que incluiu a obtenção de recursos do FMI, escalonados em quatro parcelas, duas desembolsadas imediatamente e outras duas liberadas após o governo brasileiro assumir compromissos com uma política econômica austera, de redução do déficit público, eliminação de subsídios e desvalorização do câmbio para incentivar exportações, o que impediu que acontecesse no Brasil o que havia ocorrido com o México.

19 Q746705 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Analista do Executivo, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao período econômico compreendido entre os anos 1980 e 1984 e às medidas de política econômica adotadas, nesse período, em face do cenário externo, assinale a opção correta.

20 Q741231 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Analista de Finanças e Controle AFC, STN, ESAF

Se observarmos a economia brasileira, entre 1980 e 1984, poderemos notar que:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.