Questões de Concursos: A Formação Continuada do Professor

Prepare-se para a prova com questões de A Formação Continuada do Professor de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q904966 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

A qualidade de ensino é determinada tanto ou mais pela formação contínua dos professores, do que pela sua formação inicial… A formação contínua não deve desenrolar-se, necessariamente, apenas no quadro do sistema educativo: um período de trabalho ou de estudo no setor econômico pode também ser proveitoso para aproximação do saber e do saber-fazer.
(DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8. ed. - São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003, p. 160)


Com relação à formação continuada dos profissionais do magistério implica reconhecer um constante desenvolvimento levando-se em conta:

22 Q898069 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Ensino, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Sobre a atuação do auxiliar de ensino no ambiente educacional, analise as afirmações a seguir sobre o desenvolvimento desses profissionais, classificando-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

(_)Deve manter-se atualizado com as mudanças nas práticas educacionais é fundamental para a atuação eficaz do profissional no contexto escolar.
(_)Deve participar de eventos e encontros relacionados ao ambiente educacional promove a melhoria contínua do trabalho e contribui para o crescimento profissional.
(_)Deve possuir apenas a formação recebida no início da carreira, pois essa é suficiente para enfrentar todos os desafios encontrados ao longo da atuação profissional.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

23 Q898982 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Segundo Professor, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

As formações continuadas são essenciais para o desenvolvimento profissional dos educadores. Qual das alternativas abaixo descreve o principal benefício da participação em capacitações para professores?

24 Q898225 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Licenciatura Educação Especial, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Uma escola está implementando um novo modelo de gestão que visa promover a formação continuada dos professores dentro da própria instituição, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A formação continuada dos professores deve ser realizada exclusivamente fora da escola, em instituições especializadas.
(__)A formação centrada na escola permite que os docentes integrem suas experiências de trabalho com as formativas.
(__)A formação continuada deve considerar as experiências adquiridas pelos professores ao longo de sua carreira.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

25 Q899911 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNCFormação). O Art. 4º do documento define as competências específicas docentes relacionadas a três dimensões fundamentais não hierarquizadas ou dependentes entre si, mas que se integram e se complementam na ação docente. São elas:

I. conhecimento profissional.
II. prática profissional.
III. engajamento profissional.

De acordo com a BNC-Formação, associe cada uma dessas três dimensões com uma das competências específicas descritas a seguir:
A. avaliar o desenvolvimento do educando, a aprendizagem e o ensino.
B. demonstrar conhecimento sobre os estudantes e como eles aprendem.
C. comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes e colocar em prática o princípio de que todos são capazes de aprender.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

26 Q918699 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADMeTEC, 2024

Numa reunião de Formação Continuada, a equipe de professores estudava os artigos sobre Educação constantes da Constituição Federal. Sobre os conteúdos curriculares, alguns professores se posicionaram da seguinte forma:

Ana Sílvia: Serão fixados conteúdos mínimos para toda Educação Básica, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
Cláudio: O ensino religioso, de matrícula obrigatória, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
Jussara: O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

De acordo com a referida legislação, está(ão) correto(s):

27 Q906687 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Brailista, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

No contexto educacional atual, a formação continuada dos professores é essencial para garantir uma prática pedagógica atualizada e eficaz. A participação em cursos, congressos e eventos científicos não apenas amplia o conhecimento docente, mas também favorece a troca de experiências, a construção de redes de apoio e a reflexão crítica sobre a prática educativa. Considerando a importância do desenvolvimento profissional continuado, assinale a alternativa INCORRETA.

28 Q902631 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Técnico em Assuntos Educacionais, UFG, IV UFG, 2024

A formação docente é uma preocupação presente nos mais diversos países do norte ao sul global. No centro do debate contemporâneo sobre a formação docente, tensionando modelos arcaicos, está a noção de “formação docente como um continuum”. A referida noção representa

29 Q910598 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre o processo de formação de professores, podemos apontar como alternativa CORRETA:

30 Q899500 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, Supervisão Escolar, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a formação continuada de professores, analisar os itens.

I. É necessário refletir sobre a teoria e a prática formadora, não deixando se levar pela tradição formadora.
II. É fundamental que, no momento de planejar a formação, executá-la e avaliar seus resultados, os professores participem de todo o processo e que suas opiniões sejam desconsideradas.
III. A observação e a valorização do ensino facilitam aos professores a obtenção de dados sobre os quais possam refletir e analisar, a fim de favorecer a aprendizagem dos alunos.

Está CORRETO o que se afirma:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.