Questões de Concursos: A Supervisão Concepção e Prática

Prepare-se para a prova com questões de A Supervisão Concepção e Prática de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q322304 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática

A visão de que o sistema de supervisão deve explicar como deve ser o processo pedagógico na atual sociedade, explicitar a quem ele serve, apontar suas contradições e promover alternativas que formem um cidadão bem informado, capaz de analisar o mundo em que vive e de tomar decisões éticas por vias democráticas, considera que o supervisor atua como

12 Q320546 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, EAFRS, ESAG

O processo de gestão democrática pressupõe a participação de todos os segmentos da escola e como conseqüência produz os seguintes benefícios:

13 Q320019 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

A avaliação de desempenho é uma estratégia necessária para o aprimoramento pessoal e organizacional. Várias práticas tradicionais podem ser usadas para a realização de uma avaliação ampla e que gere resultados positivos, dentre as quais está a escolha e distribuição forçada, que propõe o(a)

14 Q328686 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

15 Q324868 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

A pedagogia influenciada por esses sistemas de produção caracteriza-se pela defesa de rígido controle externo sobre o aluno e pela indissociabilidade entre o tempo de aprender a teoria e o de repetir procedimentos práticos.

16 Q322388 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Agente de Secretaria Escolar, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

Analise as afirmativas.

I. Documento redigido de maneira que não se possa modificá-lo posteriormente, por ter valor jurídico.

II. Documento que apresenta os resultados finais obtidos pelo aluno.

III. Documento indispensável em caso de transferência, caso ocorra no decorrer do período letivo.

As afirmativas anteriores referem-se, respectivamente, a

17 Q327951 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista de Empresa de Comunicação Pública, Empresa Brasileira de Comunicação, CESPE CEBRASPE

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

Medidas de incentivo à produtividade, como a instituição de décimo quarto salário para os professores cujos alunos apresentem bom desempenho escolar, originam-se de práticas produtivas tipicamente fordistas e tayloristas.

18 Q327458 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Pedagogo, IBGE, CESGRANRIO

A avaliação de desempenho vem passando por mudanças motivadas pelas novas configurações econômicas, sociais e profissionais. As tendências contemporâneas de práticas avaliativas incluem a participação ativa do avaliado. Dentre essas práticas está a avaliação de competências e de resultados, descrita como

19 Q319944 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

20 Q328087 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Em relação à Gestão da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da Educação nos Municípios tem como principal objetivo a construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político Pedagógico das Escolas, enfatizando a liderança, os processos democráticos e participativos.

II. A gestão democrática é um processo de coordenação de estratégias de ação, para alcançar objetivos definidos e requer liderança centrada na competência, legitimidade e credibilidade.

III. As diversas dimensões da gestão têm um foco privilegiado que determina sua finalidade principal (a pedagógica), assentadas em ações-meio que viabilizam sua finalidade (pessoal, matéria, patrimônio, financeira, entre outros). A dimensão pedagógica tem um papel privilegiado e central na construção do Plano Municipal de Educação e do Projeto Político-Pedagógico da Escola.

Indique a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.