Questões de Concursos: Acentuação Gráfica Proparoxítonas

Prepare-se para a prova com questões de Acentuação Gráfica Proparoxítonas de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q913837 | Português, Acentuação Gráfica Proparoxítonas, Servente, Prefeitura de Poço das Antas RS, OBJETIVA, 2023

Texto associado.
Que efeito o chocolate tem no cérebro?

Uma série de sensações e efeitos é despertada no cérebro com a ingestão do chocolate. O desejo por chocolate em pessoas viciadas causa euforia, alegria e uma grande sensação de bem-estar. A ciência associa o __________ de chocolate ao aumento da liberação de serotonina no cérebro humano. "É uma substância química produzida no cérebro responsável por elevar o humor", diz um artigo publicado na revista científica Science em 2011.
Em outro artigo, foi realizado um estudo para entender o que acontece com a atividade cerebral quando as pessoas comem chocolate. Durante a pesquisa, os participantes foram __________ a comer chocolate até "sentirem nojo", a fim de reconhecer as regiões do cérebro que são ativadas tanto pela sensação de um estímulo bom quanto por um estímulo que se torna ruim.
Os participantes do estudo ativaram regiões do cérebro envolvidas no desejo. Isso também ocorre quando as pessoas usam drogas como a cocaína. Quando os participantes comeram mais chocolate do que o normal, o sangue fluiu para áreas como a região pré-frontal. Essas partes do cérebro normalmente ajudam a tomar a decisão de parar de comer.
De acordo com os institutos norte-americanos, os flavonoides do cacau melhoram a função cardíaca e o fluxo sanguíneo, portanto os cientistas acreditam que eles também podem beneficiar os pequenos vasos sanguíneos do cérebro. Entretanto, ainda é cedo para responder se os impactos do cacau realmente melhoram as condições de pessoas adultas.

(Fonte: National Geographic Brasil — adaptado.)
Assinalar a alternativa cuja palavra tenha a mesma tonicidade que “cérebro”:

12 Q915934 | Português, Acentuação Gráfica Proparoxítonas, Agente de Limpeza Urbana, Prefeitura de Pontalina GO, MS CONCURSOS, 2023

Quanto ao acento tônico das palavras, assinale a alternativa, onde temos apenas oxítonas.

13 Q916293 | Português, Acentuação Gráfica Proparoxítonas, Agente de Saúde, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Texto associado.

Amnésia digital: entenda como a tecnologia pode afetar a memória



O vendedor Enéas Cardoso costumava lembrar bem dos endereços de Belo Horizonte quando trabalhava como taxista há 20 anos. Na época, ele fazia apenas consultas simples em mapas quando ia para uma região desconhecida, mas, com o surgimento do GPS, a memória foi ficando preguiçosa. “Eu andava no táxi só com a lista telefônica e quase não olhava no mapa. Hoje em dia é GPS pra tudo, não tem como você sair de casa e ir a algum lugar sem colocar GPS. Coisa que na época que você rodava sem o GPS você conseguia ir tranquilo, de boa, mas hoje em dia não tem como”, relata.

Essa situação vivida pelo Enéas tem nome: amnésia digital. A situação ocorre por causa do uso excessivo de tecnologias para guardar informações que facilmente podem ser acessadas com poucos cliques.

Essa praticidade fez o corretor de seguros Luís Eduardo dependente. Ele tem dois aparelhos, um corporativo e outro pessoal, e os dois estão repletos de anotações. Para tomar remédio ou mesmo ligar para alguém, ele precisa do lembrete do celular. “Eu tenho um grupo, gosto de guardar arquivos, mensagens e tem o despertador. Eu confesso que o despertador eu uso muito. Às vezes, por exemplo, para tomar um remédio, eu sei que não vou lembrar, então coloco no despertador, que aí no horário do remédio eu tomo”.

“Se eu te perguntar agora o contato de algum parente seu, você consegue se lembrar?” “Isso não, esquece. Contato era só da minha mãe, mas nem sei mais. Meu irmão, por exemplo, já trocou de telefone umas três vezes, aí eu já esqueci. Contato eu já parei de gravar, não tem como não”, admite.

Essa amnésia digital tem provocado falta de estímulo do cérebro. O membro da Associação Mineira de Psiquiatria, Dr. Rodrigo Huguet cita também o exemplo de contas básicas que são feitas só na calculadora do celular. "Realmente como as pessoas vão anotando tudo nele, consultando o celular pra tudo e fazendo as contas no aparelho, elas deixam de exercitar o cérebro, deixam de usá-lo para gravar as coisas e fazer contas. A pessoa não consegue calcular porque ela é dependente da máquina para fazer todas as contas pra ela. Então realmente é preciso ter cuidado porque as máquinas, os computadores estão aí pra ajudar a gente, mas deixamos de usar essa máquina importante que é o nosso cérebro e deixamos de exercitá-lo", explica.

A analista Cintia Silva diz que depende do celular até para lembrar de senhas para acessos a sites e serviços dentro do próprio aparelho. Com o passar do tempo, ela percebeu uma piora para recordar. “Tudo que eu vou fazer hoje eu tenho que colocar no celular, como senha de rede social, de email, então a gente não vive hoje sem telefone. Eu tenho um grupo meu que eu mando tudo para lembrar, principalmente comprovante de pagamento. Antes disso tudo, do celular, minha memória era muito melhor. Agora a gente tem tudo no telefone”, comenta.

Deixar de ter tudo no celular pode ser uma saída. Para forçar o exercício da mente, o psiquiatra Rodrigo Huguet sugere uma relação menos dependente com as tecnologias. “A gente tem que estar atento com o que a gente está usando. Inclusive escolher quando usá-las. É interessante de vez em quando a pessoa decidir deixar o celular de lado pra poder focar em alguma coisa, alguma atividade, alguma pessoa. E se você notar que está muito disperso, que não está conseguindo concentrar, pode ser o caso de ficar atento a isso”, recomenda.

Antes de terminar esse texto, me responde uma coisa, mas pense rápido: Você se lembra do contato de pelo menos duas pessoas? Se não, pode ser o momento de começar a exercitar mais a sua mente.


VELOSO, Victor. Disponível em: https://cbn.globo.com/saude/noticia/2024/10/12/amnesia-digital-entenda-como-a-tecnologia-pode-afetar-amemoria.ghtml (Adaptado)

O vocábulo “aí”, presente no texto, acentua-se graficamente pela mesma regra que a palavra:

15 Q916154 | Português, Acentuação Gráfica Proparoxítonas, Motorista II, Prefeitura de São João do Manteninha MG, Máxima, 2024

Texto associado.

A questão deverá ser respondida de acordo com o texto a seguir:


O Analfabeto


Sabendo que o vigário da paróquia estava precisando de um sacristão, o Nicola o procurou para candidatar-se ao lugar. Mas, por ser analfabeto, não foi aceito.


Tendo já, por esse mesmo motivo, perdido outros empregos, resolveu finalmente ganhar a vida trabalhando por conta própria, comprando aqui tudo quanto lhe aparecia: frutas, ferro velho, garrafas vazias, etc.


Trabalhador, ativo e extremamente econômico, não lhe foi difícil acumular, em pouco tempo, um bom capital.


Certo dia, foi ao Banco, com o qual mantinha grandes transações, para retirar alguns conhecimentos de embarque de café, que havia caucionado. Depois de preparar o recibo para a devolução daqueles documentos, o funcionário pediu-lhe que o datasse e assinasse, sobre as respectivas estampilhas. E, enquanto desenhava com dificuldade a assinatura, o Nicola ia dizendo:


− Eu assino e depois o senhor completa o resto, porque só sei escrever o meu nome.


Admirado, o funcionário comentou, delicadamente:


− Mas, como é isso, seu Nicola? Então o senhor, um homem rico com o é, não sabe escrever?


− Felizmente! Pois se eu soubesse ler e escrever, até hoje ainda seria sacristão...


Das palavras retiradas do texto, assinale a palavra que é oxítona:

16 Q916563 | Português, Acentuação Gráfica Proparoxítonas, Gari, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Levanta o braço

Ela teve um dia muito agitado na firma. Foram muitos contatos, vendas, contratos, cobranças... Enfim, ela havia pulado mais que pipoca em óleo quente.

Quando chegou em casa, foi direto dar banho nos garotinhos. Em um determinado momento, ela falou para um dos meninos, que, como qualquer criança da idade dele, só queria brincar embaixo do chuveiro:

− Lucas! Para quieto! Eu quero dar banho em você. Vamos, meu filho, ajuda a mamãe! Eu ainda tenho que fazer a janta. Levanta o braço para eu lavar o escritório.

O garotinho parou de brincar, olhou para a mãe e perguntou:

− Lavar o quê, mãe?


Edilson Rodrigues Silva - Texto adaptado

https://tudoportugues.com/cronicas-curtas-para-sala-de-aula/#google_v ignette
Com base nas regras de acentuação gráfica da Língua Portuguesa, assinale a alternativa que explica corretamente a razão do acento nas seguintes palavras do texto: só, você, óleo e escritório.

17 Q916375 | Português, Acentuação Gráfica Proparoxítonas, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Texto associado.
Narração da Bíblia e cinema: relembre a carreira artística de Cid Moreira

O jornalista Cid Moreira morreu, nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, por insuficiência renal, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Apesar de ter se destacado por comandar o Jornal Nacional, da TV Globo por 26 anos, o paulista da cidade de Taubaté também se aventurou por outras searas ao longo dos seus mais de 80 anos de carreira.


Além de âncora de telejornal e locutor, Cid Moreira também se dedicou à gravação de álbuns em que narrava salmos e outros trechos da Bíblia. “Quem é Jesus?”, “Momentos do Velho Testamento”, “Oração da Minha Vida” e “Quem É Jesus?” se unem à regravação de “Desiderata”, poema clássico do escritor norte-americano Max Ehrmann.


Em 2001, o jornalista lançou uma coleção de 11 CDs em que ele narrava todo o Novo Testamento da Bíblia. Em entrevista ao Conversa com o Bial, da TV Globo, Cid contou que o projeto já havia batido a marca das 50 milhões de unidades vendidas, contrariando a expectativa inicial do produtor, que não o considerava vendável.


“Vendeu que nem água”, afirmou. “Nasceu na minha cabeça a ideia de gravar a Bíblia toda. Falei com o produtor e ele disse que não era comercial, que ia demorar muito tempo. Realmente, foram quase sete anos. Mas hoje a Bíblia que eu gravei está em tudo o que você imaginar.”

Além da narração de textos cristãos, Cid também se aventurou no cinema. O paulista foi o narrador do filme “Dois Filhos de Francisco”, de 2005, que narra a história de vida da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano e tem direção de Breno Silveira. Mais tarde, em 2023, o jornalista se aventurou no universo da dublagem e integrou o time que passou para o português o filme “Tudo por um Furo”, que conta a história de um grupo de jornalistas recrutado para montar um canal de notícias que fica no ar 24 horas por dia.


Fonte: Narração da Bíblia e cinema: relembre a carreira artística de Cid Moreira | CNN Brasil
Assinale a alternativa cuja palavra seja paroxítona:

18 Q919194 | Português, Acentuação Gráfica Proparoxítonas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Texto associado.
Leia o texto abaixo para responder à questão.

Trecho de Dom Casmurro

(Machado de Assis)


Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...

Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me.
Em “É o que me dá ideia daquela feição nova.”, a palavra em destaque não é mais, segundo o Novo Acordo Ortográfico. Também não é mais acentuada a seguinte palavra:

20 Q916672 | Português, Acentuação Gráfica Proparoxítonas, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

Texto associado.

O que é o sol da meia-noite e em que lugares do planeta ele acontece?


Existem lugares na Terra nos quais o Sol pode brilhar por 24 horas, sem cessar. Este fenômeno ganha o nome de sol da meia-noite, como explica um artigo dedicado ao tema da Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido), e se dá tanto no Hemisfério Norte como no Sul, mas em lugares bem determinados.

“O sol da meia-noite é visto no Ártico ou na Antártida, onde a inclinação do eixo da Terra, em relação ao plano de sua órbita, produz pelo menos um período de 24 horas de luz do dia e um de noite, em cada ano”, explica a Britannica. Neste caso, o sol segue brilhando mesmo quando chega a meia-noite no horário local.

Já um artigo governamental do estado norte-americano de Illinois (um dos mais geograficamente ao norte dos Estados Unidos) detalha que esse acontecimento natural ocorre nos meses de verão e em locais do Círculo Polar Ártico e do Círculo Polar Antártico, não exclusivamente nos polos.

O fenômeno oposto, por sua vez, é a noite polar e ocorre durante o inverno em cada hemisfério, “quando o Sol permanece abaixo do horizonte durante todo o dia”, continua o texto estadunidense.

Nos polos, o efeito da inclinação do eixo tem, teoricamente, seis meses de duração e é visto nas latitudes mais baixas gerando o prolongamento das horas de luz do dia no verão e seu encurtamento no inverno, explica o texto governamental.

“Quando o sol da meia-noite é visto no Ártico, o Sol parece se mover da esquerda para a direita, mas na Antártica o movimento aparente equivalente é da direita para a esquerda. Isso ocorre em latitudes de 65°44' a 90° ao norte ou ao sul, e não para exatamente no Círculo Polar Ártico ou no Círculo Polar Antártico, devido à refração”, explica.

“Como não há assentamentos humanos permanentes ao sul do Círculo Polar Antártico, com exceção das estações de pesquisa, os países e territórios cujas populações experimentam o sol da meia-noite se limitam àqueles atravessados pelos círculos polares”, diz o artigo governamental.

Segundo a fonte, esses locais são: os territórios de Yukon, Nunavut e partes do noroeste do Canadá; países como Islândia, Finlândia,Noruega, Suécia e o território da Groenlândia; além da Rússia e do estado do Alasca, nos Estados Unidos, reforça a fonte.

“A maior cidade do mundo ao norte do Círculo Polar Ártico, Murmansk (na Rússia), recebe o sol da meia-noite de 22 de maio a 22 de julho (62 dias)”, conta o site governamental.

Ainda como curiosidade, vale ressaltar que um quarto do território da Finlândia está ao norte do Círculo Polar Ártico e, por isso mesmo, em seu ponto mais ao norte no país “o Sol não se põe por 72 dias seguidos durante o verão”, continua a fonte.

Já em Svalbard, na Noruega, a região habitada mais ao norte da Europa, não há pôr do sol aproximadamente de 19 de abril a 23 de agosto. “Os locais extremos são os polos, onde o Sol pode estar continuamente visível durante metade do ano. O Polo Norte tem sol à meia-noite durante seis meses, do final de março ao final de setembro, por exemplo”, afirma a mesma fonte.



Fonte: www.nationalgeographicbrasil.com (adaptado).

A acentuação gráfica de palavras segue regras distintas na língua portuguesa. Nesse sentido, qual das palavras a seguir é acentuada por se tratar de uma proparoxítona?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.