Questões de Concursos: Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente

Prepare-se para a prova com questões de Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q748542 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Analista do Seguro Social, Instituto Nacional do Seguro Social, CESPE CEBRASPE

Acerca de economias regionais e blocos econômicos, julgue os itens de 134 a 143.

A região Centro-Sul é a macrorregião brasileira mais desenvolvida economicamente, apesar de se encontrar atrás de outras macrorregiões em termos de indicadores sociais.

22 Q739362 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Secretaria da Administração do Estado da Bahia BA, FCC

Entre os objetivos dos Planos do Governo do Estado da Bahia inclui-se o de promover o adensamento e a

23 Q742445 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Técnico, EPE, CESGRANRIO

As fontes de energia renováveis vêm despontando com grandes possibilidades, principalmente na inserção de novos consumidores no uso final da energia elétrica. Estes recursos têm o potencial de prover serviços energéticos com pouca ou nenhuma emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa. NÃO pode ser considerada como Energia Renovável a energia:

24 Q748645 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

No que concerne à evolução do pessoal empregado na economia brasileira ao longo das décadas de 80 e 90 do século passado, julgue os itens que se seguem.

Ocorreu um declínio relativo, de forma expressiva, na participação relativa dos trabalhadores autônomos ou por conta própria, em relação ao total dos trabalhadores.

25 Q745946 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Auditor, TCE CE, FCC

Caracterizava a atuação do Estado Desenvolvimentista no Brasil:

26 Q743902 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Técnico, EPE, CESGRANRIO

As usinas termelétricas passaram a ganhar força no País em virtude da evolução tecnológica e de outros fatores que favorecem a sua implementação. Vem tendo bastante destaque nos últimos anos a usina do tipo Ciclo Combinado, cujas partes principais são:

27 Q744710 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Milhões de consorciados têm sido contemplados desde que, em 1962, os primeiros grupos de consórcios foram constituídos dentro do Banco do Brasil. De lá para cá, o sistema de consórcios cresceu e se difundiu junto aos brasileiros, possibilitando a concretização da propriedade de bens e a utilização de serviços bastante variados.

Em 2002, o sistema de consórcios estará completando 40 anos, reunindo, além dos produtos tradicionais mais conhecidos, outros tantos como pneus, instrumentos musicais, equipamentos odontológicos, helicópteros, equipamentos automotivos, bancas de jornais, embarcações, equipamentos hospitalares, ultraleves, motores de popa, pacotes turísticos nacionais e internacionais e serviços de blindagem de veículos.

Grandes são as implicações do sistema de consórcio no mercado de bens de consumo duráveis. No que se refere ao texto acima e de acordo com a realidade atual do setor no Brasil, julgue os itens seguintes.

Com maior número de participantes ativos, o segmento de veículos automotores, que reúne veículos leves, motocicletas e veículos pesados, novos e usados, nacionais e importados, somou crescimento de mais de 2% de participantes registrados no ano passado.

28 Q746564 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

Nos Planos do Governo do Estado da Bahia, o setor terciário tem um papel estratégico a desempenhar, na medida em que os serviços

29 Q743226 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Acerca do modelo de Hecksher-Ohlin-Samuelson e dos efeitos da liberalização comercial, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, ao longo da década passada, período de liberalização comercial, houve aumento no número de trabalhadores com nível superior e no rendimento relativo desses trabalhadores.

30 Q746943 | Economia, Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente, Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SAEB BA, FCC

Responsável pela implantação de uma das primeiras experiências de montagem de um sistema de planejamento estadual, a Bahia destacou-se nacionalmente pelo pioneirismo na montagem de uma estrutura de planejamento inovadora. Brandão (2001) levanta três momentos bastantes nítidos da emergência do processo de planejamento na Bahia: o programa da lavoura cacaueira nos anos 30; entre 1943 e 1947, o Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (EPUCS), que, diante do intenso crescimento orgânico e demográfico da capital baiana, estabeleceu diretrizes de planejamento urbano no intuito de ordenar seu crescimento; e a instituição da Comissão de Planejamento Econômico (CPE), criada por inspiração de Rômulo Almeida, e que, frente ao impasse do chamado "enigma baiano" – a queda da posição relativa da Bahia na economia nacional – dá início a um processo sistemático de estudo e avaliação da situação econômica do Estado, que vai resultar em uma série de planos e propostas visando estimular o crescimento econômico e a inserção da economia baiana no processo nacional de acumulação da capital.

Essas experiências, pioneiras no que se refere ao planejamento estadual no Brasil, possuíam algum grau de voluntarismo e resultaram da ação de uma elite intelectual e técnica. Essa elite tomou a si a função de propor alternativas de desenvolvimento para o estado da Bahia num período de escassez de capital e de aprofundamento dos desequilíbrios regionais, caracterizando o que Rômulo Almeida rotulou de conspiração dos

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.