Questões de Concursos: Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento

Prepare-se para a prova com questões de Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q835641 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Peritiba SC Profissional de Educação Física, OMNI, 2021

O processo do desenvolvimento motor dos movimentos é dividido por fases sendo uma delas os movimentos fundamentais onde as crianças estão envolvidas na exploração e na experimentação das capacidades motoras de seus corpos desenvolvendo habilidades. Sobre o contexto acima assinale a alternativa que corresponde habilidades de estabilidade:

32 Q845168 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

As células da neuroglia cumprem a função de sustentar, proteger, isolar e nutrir os neurônios. Dos diversos tipos de células da neuroglia, as maiores células, e que estão associados à sustentação e à nutrição dos neurônios, são denominadas de:

33 Q840314 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Descanso SC Professor de Educação Física, AMEOSC, 2020

Considere a alternativa que descreve, corretamente, a função do Músculo Sartório:

35 Q841396 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de São Francisco MG Educador Físico, COTEC, 2020

A forma como as pessoas adquirem habilidades motoras, como elas desenvolvem e usam tais habilidades em várias situações são compreendidas através da aprendizagem motora. A habilidade consiste na capacidade de executar uma tarefa com a máxima certeza e o mínimo dispêndio de energia e/ou tempo. A tentativa do indivíduo de solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência denomina-se:

36 Q841991 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Como se sabe, uma criança, em seu desenvolver, possui três eixos importantes que interferem direta ou indiretamente sobre ela: o ambiente, a tarefa e a própria criança. No que se refere ao desenvolvimento motor, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - É a contínua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida. II - Trata-se de uma subárea de estudo da Aprendizagem Motora. III - Trata-se de uma subárea de estudo do Comportamento Motor.

37 Q831685 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Jacinto Machado SC Educador Físico, PS Concursos, 2021

Devemos nos preocupar em colaborar com o desenvolvimento de três habilidades motoras fundamentais: Locomoção, Estabilidade e Manipulação. Relacione as colunas: Coluna 1 1. Locomoção 2. Estabilidade 3. Manipulação Coluna 2 ( ) Engloba a progressão dos atos de alcançar, segurar e soltar objetos. ( ) É a batalha travada diariamente contra a força da gravidade. ( ) Quando a criança explora os potenciais motores de seu corpo, movendo-se em relação aos espaços onde se encontra. ( ) Essa habilidade dá maior controle sob a musculatura e permite que o indivíduo fique de pé. Assinale a sequência CORRETA:

38 Q843819 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, CPCON, 2020

Todo aprendizado de habilidades motoras envolve uma sequência hierárquica. A progressão sequencial no desenvolvimento e no refinamento de habilidades motoras pode ser classificada em três níveis gerais para “Gallahue”. Desta forma, em se tratando do nível intermediário, é CORRETO afirmar que

39 Q832909 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Nova Itaberaba SC Professor Educação Física, OBJETIVA, 2021

Considerando-se as características de desenvolvimento geral da criança de 6 até cerca de 10 anos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) No início desse período, o tempo de reação é extremamente rápido, e tende a diminuir durante o período. ( ) Esse período marca a transição do refinamento das capacidades de movimento fundamental para o estabelecimento das habilidades esportivas e de jogos programados. ( ) Os meninos geralmente ficam um ano à frente das meninas em termos de desenvolvimento fisiológico. ( ) Os interesses de ambos os gêneros são similares no início desse período, mas logo divergem.

40 Q842300 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Prefeitura de Sapé PB Educador Físico, CPCON, 2020

Se a força máxima é executada durante uma expiração, inspiração ou quando se realiza um esforço expiratório máximo com a glote fechada, acontece um fenômeno muito conhecido na literatura especializada na realização de exercícios físicos, que é denominado (a):
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.