Questões de Concursos: Arquivos Permanentes

Prepare-se para a prova com questões de Arquivos Permanentes de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q50478 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que concerne às funções arquivísticas relativas a difusão, aquisição e avaliação, julgue o item seguinte.

A difusão, em um arquivo público, pode ser realizada tanto por meio de instrumentos de pesquisa quanto pela produção de outras publicações.

32 Q115254 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Planejamento, IBGE, CESGRANRIO

Para efetivar o acesso aos documentos permanentes de qualquer instituição, pública ou privada, o arquivista pode elaborar vários instrumentos, mas só um vai descrever os conjuntos documentais ou partes dos fundos. Este instrumento segue, fundamentalmente, a ordem sequencial dos verbetes, sem fazer seleção ou pular documentos, sendo que a apresentação pode seguir ou não a disposição física dos documentos. Este instrumento é o(a)

33 Q350468 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

O conjunto articulado de informações referentes a uma unidade de descrição recebe o nome de

34 Q50477 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, MPOG, CESPE CEBRASPE

A respeito das funções arquivísticas de descrição e de classificação de documentos, julgue o item subsecutivo.

Os instrumentos de pesquisa, resultados da descrição, podem ser elaborados de forma genérica e parcial ou a partir da publicação de documentos na íntegra.

35 Q48700 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, Ministério do Esporte, CESPE CEBRASPE

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue o item.

A estrutura conhecida como unitermo, também denominada relação gênero-espécie, é o marco teórico da norma brasileira de descrição arquivística, inspirada na norma internacional elaborada pelo Conselho Internacional de Arquivos.

36 Q350339 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista Prova 2, SPU, ESAF

Os itens abaixo correspondem a áreas estabelecidas pela Norma Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (g), a serem contempladas no trabalho de descrição, exceto,

37 Q349589 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

O processo de descrição do acervo arquivístico da ANVISA deverá atentar para os procedimentos indicados na Norma Geral de Descrição Arquivística (ISAD-g). Acerca dessa norma, julgue os itens subseqüentes.

As normas são aplicáveis aos documentos textuais, fotográficos e sonoros que compõem o acervo arquivístico da ANVISA.

38 Q351320 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

O processo de descrição do acervo arquivístico da ANVISA deverá atentar para os procedimentos indicados na Norma Geral de Descrição Arquivística (ISAD-g). Acerca dessa norma, julgue os itens subseqüentes.

A área de controle da descrição é destinada ao registro dos créditos dos profissionais responsáveis pela descrição dos documentos.

39 Q115127 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Planejamento, IBGE, CESGRANRIO

O potencial de informações de um depósito de arquivos somente chega até o usuário por intermédio de instrumentos de pesquisa, que resumem e localizam os documentos dentro de um arquivo permanente e podem ser genéricos e globais. Dentre estes instrumentos encontram-s

40 Q350980 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

O exercício do direito à informação no Brasil é limitado pelos aspectos legais e pela situação arquivística dos documentos públicos. Com relação a este último fator, a classificação e a descrição desempenham papel fundamental. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Os elementos considerados essenciais para a troca de informação descritiva entre países, segundo a Norma Internacional de Descrição Arquivística, são o código de referência, o título, o produtor, a história administrativa, a dimensão e suporte e o nível de descrição.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.