Questões de Concursos: Arquivos Permanentes

Prepare-se para a prova com questões de Arquivos Permanentes de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

42 Q349842 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

O processo de descrição do acervo arquivístico da ANVISA deverá atentar para os procedimentos indicados na Norma Geral de Descrição Arquivística (ISAD-g). Acerca dessa norma, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a norma, ocorre o intercâmbio internacional das unidades descritas com a indicação de determinados elementos indispensáveis, incluindo o local de produção.

43 Q350728 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A função social do arquivista é tornar os documentos de arquivo acessíveis aos usuários, o que faz da organização dos fundos uma das principais tarefas. Acerca do arranjo em arquivos permanentes, julgue os seguintes itens.

O processo de arranjo propriamente dito é iniciado a partir do recolhimento dos documentos ao arquivo permanente.

46 Q350706 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, BNDES, CESGRANRIO

A descrição arquivística é uma tarefa muito difícil e exige padrões específicos para o seu desenvolvimento. O CONARQ editou a Resolução no 28 que dispõe sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) onde são apresentadas várias orientações para uma eficiente descrição.

Além disso, com o propósito de facilitar a identificação de cada instituição, imprescindível em todos os níveis de descrição arquivística, a NOBRADE adotou uma norma específica para essa finalidade, e que deve ser utilizada pelo arquivista no momento da descrição, que é a

47 Q350217 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O conceito de fundo é dependente e tributário do princípio da proveniência, aquele só existe quando este for aplicado. Uma importante tarefa é a identificação do fundo. Nesse momento, o arquivista francês Michel Duchein esclarece, de forma muito apropriada, o tamanho e a complexidade dessa empreitada, quando analisa o princípio: “é mais fácil enunciar que definir e mais fácil definir que aplicar”. Acerca dos critérios para definição de um fundo de arquivo, assinale a opção incorreta.

48 Q351309 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

O processo de descrição do acervo arquivístico da ANVISA deverá atentar para os procedimentos indicados na Norma Geral de Descrição Arquivística (ISAD-g). Acerca dessa norma, julgue os itens subseqüentes.

As informações acerca do fundo descrito são registradas na área de contextualização.

49 Q349667 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, BNDES, CESGRANRIO

Na análise tipológica dos documentos de arquivos, não é suficiente, para o arquivista, conhecer a estrutura da espécie documental. É necessário relembrar os princípios fundamentais que regem a organização dos arquivos.

Esses princípios que constituem o marco principal da arquivística são:

50 Q350990 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Acerca do estabelecimento dos quadros de arranjo adotados nos arquivos e de sua organização interna, julgue os itens abaixo.

Conjuntos de documentos identificados como pertencentes a um fundo fechado serão a ele integrados.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.