Questões de Concursos: Arquivos Permanentes

Prepare-se para a prova com questões de Arquivos Permanentes de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

53 Q351174 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao tratamento de um fundo arquivístico, julgue os itens subseqüentes.

O processo de arranjo propriamente dito inicia-se a partir da transferência, caso não se conserve a classificação que o documento já tinha na primeira idade.

54 Q156448 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Ministerial Documentação, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue os itens seguintes.

O código da unidade custodiadora, fornecido pelo Conselho Nacional de Arquivos, compõe o código de referência, campo obrigatório para a identificação da unidade de descrição

55 Q349724 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista Prova 2, SPU, ESAF

Com relação aos instrumentos de pesquisa, pode-se afirmar que

56 Q350055 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, MinC, FGV

Diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas foram estabelecidas internacionalmente em 1999 pela Norma ISAD (G), que muito vem contribuindo para garantir o acesso aos documentos de arquivo.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. As regras para descrição arquivística estabelecidas na Norma ISAD (G) identificam e definem 50 elementos que podem ser combinados para constituir a descrição de uma entidade arquivística.
II. O princípio de que a descrição arquivística procede do geral para o particular é uma conseqüência prática do princípio do respeito aos fundos.
III. Dentre os elementos abrangidos nas regras gerais para a descrição arquivística são imprescindíveis para o intercâmbio internacional: código de referência, título, produtor, data(s), dimensão da unidade de descrição e nível de descrição.

Assinale:

57 Q350731 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Ao adotar as normas gerais de descrição arquivística, ISAD-g, cabe ao arquivista obedecer a determinados procedimentos. Acerca desses procedimentos, julgue os itens a seguir.

Os esclarecimentos relativos à avaliação adotada no conjunto documental descrito constam do campo área de condições de acesso e uso.

58 Q349780 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Técnico, MinC, FGV

Definimos um guia como um instrumento de pesquisa que oferece informações gerais sobre fundos e coleções existentes em um ou mais arquivos. Dada a amplitude desse instrumento, é correto afirmar que:

59 Q350422 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, Arquivo Nacional, NCE

A atividade de sintetizar e sistematizar os elementos formais e o conteúdo textual dos documentos recolhidos para uma determinada instituição arquivística, denomina-se:

60 Q350480 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Acerca do estabelecimento dos quadros de arranjo adotados nos arquivos e de sua organização interna, julgue os itens abaixo.

No quadro de arranjo adotado para os fundos que apresentem quantidade reduzida de documentos, é obrigatório o estabelecimento de grupos como primeira divisão.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.