Questões de Concursos: Arquivos Permanentes

Prepare-se para a prova com questões de Arquivos Permanentes de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

72 Q350698 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao conceito de fundo de arquivo.

I O fundo abarca documentos gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas necessários à sua criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividades que justifiquem a sua existência.

II Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, constituindo uma unidade distinta, não podendo seus componentes ser separados.

III O fator norteador da constituição do fundo é o órgão produtor, a origem do documento, o que ele representa no momento de sua criação.

Assinale a opção correta.

73 Q350401 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.

A ISAD (G) é uma norma internacional que propõe padronizar a descrição arquivística a partir da inserção de cada item da descrição na estrutura geral do fundo de arquivo em uma relação hierárquica, do geral ao particular.

76 Q350191 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, com base na atividade de descrição arquivística.

Na ISAD (G), os campos designados para informações específicas estão agrupados em quatro grandes tópicos: a) identificação, onde se determina o que está sendo descrito, volume, datas, códigos e títulos; b) histórico, onde são indicados tanto os dados básicos referentes ao produtor dos documentos como o percurso desses documentos até o ingresso no arquivo; c) conteúdo, onde se procura resumir para o consulente as principais características dos documentos; d) consulta, onde há orientações quanto a aspectos práticos da consulta documental, como condições de acesso, possibilidades legais de utilização e reprodução, idioma e outros instrumentos de pesquisa disponíveis.

77 Q349738 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, Prefeitura de Santana AP, NCE

O instrumento de pesquisa que descreve unitariamente as peças documentais de uma ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem de classificação, é conhecido como:

78 Q132185 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista do Seguro Social Arquivologia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens subseqüentes, que se referem às políticas públicas
dos arquivos permanentes.
Os arquivos, antes mesmo da classificação, da avaliação e da descrição dos documentos, devem ser utilizados em atividades educativas e culturais.

79 Q349766 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A Norma Internacional de Descrição Arquivística — ISAD(G) — tem como objetivo padronizar a descrição de documentos arquivísticos por meio de uma estruturação multinível, que vai do geral para o particular. Ela define campos específicos, agrupados em grandes áreas. Assinale a opção que corresponde a uma das grandes áreas propostas pela referida norma.

80 Q156285 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Ministerial Documentação, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a descrição de documentos, julgue os próximos itens.

A ISDF, que orienta a descrição das funções institucionais, compreende como função somente o objetivo de alto nível, responsabilidade ou tarefa prescrita como atribuição de uma entidade coletiva pela legislação, política ou mandato.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.