Questões de Concursos: Arquivos Permanentes

Prepare-se para a prova com questões de Arquivos Permanentes de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

91 Q351429 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A preparação de instrumentos de pesquisa é um dos grandes momentos do profissional de arquivo. É o instante que ele tem para proporcionar ao usuário/pesquisador dados não só do objeto do trabalho em si, mas do que ele cria a partir das informações contidas nos arquivos. É a maneira de se comunicar com os potenciais usuários de seu trabalho. A elaboração do instrumento de pesquisa é a ponte que liga de um lado o usuário/pesquisador e de outro os elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa, a comprovação ou não de teses, ou mesmo o surgimento de novas teses que só são possíveis no mergulho em um conjunto de documentos. Em relação à descrição de documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

A política de descrição documental deve ser elaborada a partir do estudo sobre os recursos humanos e financeiros, a preparação técnica e científica do pessoal, a qualidade dos recolhimentos, o perfil do usuário e sua demanda de dados, as tendências da historiografia e o estado físico da documentação.

92 Q139472 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 21a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às políticas públicas nos arquivos permanentes,
julgue os itens seguintes.

Nos arquivos permanentes, permite-se a transferência física e temporária de documentos para locação interna ou externa com fins de referência, consulta, reprodução, pesquisa ou exposição.

93 Q350537 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, com relação às ações culturais e educativas desenvolvidas em instituições arquivísticas públicas.

Promover atividades culturais e educativas que atinjam a comunidade é a principal função do arquivo. É nesse âmbito que a atuação arquivística ganha contornos sociais, agregando-se a ela a dimensão cultural e de cidadania que justifica e alimenta sua existência.

95 Q349902 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, Arquivo Nacional, NCE

Quando a unidade de descrição não apresentar um título este deverá ser acrescido pelo descritor. Este campo denomina-se título:

96 Q350918 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir com base nas opiniões de Heloísa Bellotto acerca da realização de atividades culturais nos arquivos públicos.

Os serviços de difusão editorial, cultural e educativa dão ao arquivo projeção na comunidade e garantem sua dimensão popular e cultural; devem, portanto, ser a principal preocupação do arquivo permanente.

97 Q156605 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Analista Ministerial Documentação, MPE PI, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a descrição de documentos, julgue os próximos itens.

O estudo de usuários é dispensável para a descrição de documentos, uma vez que um dos principais objetivos da descrição é fornecer informações a todos os tipos de usuários, sem a preocupação de atender às demandas de um público específico.

98 Q349642 | Arquivologia, Arquivos Permanentes, Arquivologista, MinC, FGV

Instrumento de pesquisa que descreve as unidades de arquivamento de um fundo, ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica.
(Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística
- Arquivo Nacional, 2005)
O instrumento de pesquisa descrito acima é:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.