Questões de Concursos: Aspectos Psicológicos da Educação

Prepare-se para a prova com questões de Aspectos Psicológicos da Educação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q839320 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de Peritiba SC Auxiliar de Educação Básica, OMNI, 2021

Assinale a alternativa que corresponde a características do desenvolvimento cognitivo na idade escolar:

12 Q832956 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de São Bento do Sul SC Professor de Educação Infantil Habilitado, OMNI, 2021

Analise o trecho a seguir: Garantir para a criança o direito de aprender e de se desenvolver. Assinale alternativa que corresponde a melhor definição do trecho:

13 Q837715 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de Catanduvas PR Professor, FAUEL, 2021

Uma das principais dificuldades dos alunos com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) são os problemas de comportamento no ambiente escolar, manifestadas pela dificuldade em obedecer às regras impostas pela escola e pela agitação na própria sala de aula, caracterizada por:

14 Q832946 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

Uma ciência que agrega um olhar holístico às relações e influências entre o psiquismo e a motricidade. Ela é dedicada ao estudo do ser humano por meio de seu movimento e da relação dele com outras questões intrínsecas e extrínsecas, compreendendo que nosso corpo é a origem da aquisição de habilidades cognitivas, afetivas e orgânicas. É a ciência que engloba a relação existente entre pensamento, emoção e ação.
Marque a alternativa CORRETA que está relacionado ao contexto acima:

15 Q835012 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de Ermo SC Professor de Educação Infantil, PS Concursos, 2021

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:

16 Q831974 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

O ambiente escolar é um dos lugares mais desafiadores para crianças e educadores. Dentro de sala de aula existem várias atividades que procuram atrair o lúdico com o pedagógico, impulsionando os estudantes a aprimorar cada vez mais pontos determinantes para sua vida, como a coordenação motora. Com relação aos objetos da psicomotricidade:
Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso complete as lacunas abaixo:
(__)Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas. (__)Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria. (__)Trabalhar a comunicação para a interação social. (__)Rolar, engatinhar, andar com um pé só, andar para os dois lados, pular, fazer cambalhota, brincadeiras com os dedos, entre outras.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.

17 Q864714 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Assistente de Creche, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

O brincar, especialmente em grupo, promove habilidades sociais importantes. A criança aprende a negociar, a cooperar, a respeitar regras e a lidar com conflitos, o que é essencial para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Nesse sentido, quais pesquisadores destacam a importância dessas práticas?

18 Q900421 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Anos Iniciais, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Segundo Vygotsky, apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos. Os processos psicológicos mais complexos - ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais - só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky - Aprendizado e Desenvolvimento.

São Paulo: Ed. Scipione, 1997. 112 p.


Para Vygotsky, um dos principais papeis atribuídos ao Professor(a), consiste em:

20 Q868755 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil fornecem uma estrutura para entender como as crianças crescem, aprendem e adaptam-se ao ambiente ao seu redor. Diversos teóricos contribuíram com visões distintas sobre este tema. Vygotsky, psicólogo russo, propôs uma abordagem distinta do desenvolvimento cognitivo, dando grande ênfase ao contexto social e cultural como fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento. Segundo Vygotsky, a mente humana é formada através das interações sociais e das experiências culturais.


Os principais conceitos e ideias da teoria sociocultural de Vygotsky, são, entre outras, EXCETO:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.