Leia o trecho a seguir.
A única interpretação psicológica que pode ser dada é a genética,
ligada à anatomia do desenvolvimento, quer no campo da
inteligência, das operações lógicas, das noções de número, de
espaço e de tempo, quer no campo da percepção, das
“constâncias” perceptivas, das ilusões geométricas.
Fonte: PIAGET , J. Seis estudos de psicologia.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve
corretamente a interpretação do autor sobre a formação do
pensamento lógico da criança.
a) Para o autor, o pensamento lógico é construído pelo indivíduo
por meio da interação e da experiência, atribuindo significados
à realidade.
b) Para o autor, o pensamento lógico é determinado pela
habilidade do professor de repetir o conteúdo acompanhado
de reforços positivos e negativos.
c) Para o autor, o pensamento lógico é inerente ao objeto
observado, destacando o ambiente escolar como o espaço
capaz de mediar a interação entre os estudantes e os objetos.
d) Para o autor, o pensamento lógico é definido pela capacidade
de abstração do aluno, uma atividade individual, contribuindo
para o desenvolvimento da autonomia da criança.
e) Para o autor, o aprendizado é um processo psicológico que se
concentra nos estímulos externos ao indivíduo, dispensando,
portanto, explicações de natureza biológica.