Questões de Concursos: Aspectos Psicológicos da Educação

Prepare-se para a prova com questões de Aspectos Psicológicos da Educação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q900731 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Para Piaget, a criança expõe seus aprendizados por meio da linguagem. Dessa forma é que podemos ter a certeza sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno. Isso significa que o professor deve estabelecer uma ligação entre o que será ensinado ao aluno e relacionar com o conhecimento que o aluno já possui, para que o aluno possa ter interesse no que será estudado e, assim, criar uma conexão com a sala de aula e o seu dia a dia. Segundo Piaget, o desenvolvimento e aprendizagem surgem a partir de dois principais princípios:

42 Q868751 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

As necessidades das crianças de 0 a 6 anos são:


I. Crianças de 0 a 1 ano necessitam: - proteção para perigos físicos; - cuidados de saúde adequada; - adultos com os quais desenvolvem apego; - adultos que entendam e respondam a seus sinais; - coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar; - oportunidades para explorar o mundo; - estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.


II. Crianças entre 1 e 3 anos necessitam todas as condições acima e mais: - apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento; - oportunidade para desenvolver alguma independência; - ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento; - oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias; - oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.


III. Crianças entre 3 e 6 anos (e acima desta idade) necessitam todas as condições acima e mais: - oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas; - encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura, e do canto; - atividades que desenvolvam um senso de competência positivo; - oportunidades para aprender a cooperar, ajudar,compartilhar; - experimentação com habilidades de pré-escrita e pré-leitura.

Está(ão) CORRETO(S):

43 Q886945 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024

Sob o ponto de vista da teoria psicológica históricocultural e sua concepção da atividade-guia, o jogo de papéis nasce no interior da atividade objetal manipulatória e ao longo do seu desenvolvimento constituem-se as bases necessárias para a conquista de uma nova atividade condizente com o nível mais desenvolvido do pensamento dos estudantes. Qual aatividade-guia sucede a atividade do jogo de papéis ao longo do processo de escolarização?

44 Q898245 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Licenciatura Pedagogia Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Alguns pensadores são importantes para o desenvolvimento de teorias da aprendizagem, dentre eles, Vygotsky, um psicólogo bielo-russo que foi pioneirono conceito de desenvolvimento intelectual das crianças. Segundo Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem não é meramente associativa, mas envolve uma transformação estrutural. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Vygotsky entende que o significado das palavras é uma unidade indecomponível entre linguagem e pensamento.
(__)Para Vygotsky, a palavra é apenas um reflexo direto do pensamento, sem alteração mútua.
(__)A investigação de Vygotsky busca compreender as transformações evolutivas dos significados das palavras.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

45 Q917729 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educador Social de Pedagogia, Prefeitura de Serra Alta SC, EVO Concursos, 2025

“Para Vygotsky (2001), a interação com o meio está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo. Sendo assim o desenvolvimento acontece de fora para dentro, a partir do momento em que o indivíduo internaliza suas interações com o ambiente e com outros indivíduos.” Assinale a alternativa abaixo que corrobora com o trecho citado:

46 Q868745 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

Sobre a influência da Educação Infantil e a capacidade de poder influenciar na fase adulta, analise os itens a seguir:


I. É nesta fase que começa a construção das quatro áreas do desenvolvimento de uma criança – a física, a cognitiva, a emocional e a social – que são os esteios da formação do caráter, da identidade, do desenvolvimento físico e psicológico.


II. A Educação Infantil é uma das fases mais importantes na vida da criança. Alguns pais não dão o devido valor que esse momento merece e, muitas vezes por falta de conhecimento, acabam negligenciando esse período fundamental para a formação dos pequenos, que tem total impacto na fase adulta.


III. É nessa etapa que as crianças começam a existir fora do convívio familiar, o que envolve lidar com diferenças, desenvolvimento da personalidade e da autonomia, a criação de laços de amizade e as descobertas em diferentes áreas do conhecimento.


IV. A Educação Infantil, além de funcionar como uma base para as demais etapas da educação formal e o seu correto aproveitamento, permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual.


Estão CORRETOS:

47 Q868749 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

“Nessa fase de desenvolvimento na educação infantil é esperado que a criança: ande sem apoio; suba e desça escadas; fale algumas palavras; faça gesto de não com a cabeça; faça rabiscos; recuse alimentos; brinque com outras crianças; mastigue bem alimentos sólidos; pegue colher e copo; e tenha um sono tranquilo”.

A fase a que se refere o texto é:


Assinale a alternativa CORRETA:

48 Q881039 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, constituindo-se de uma atividade humana criadora, em que a criança se utiliza da imaginação, fantasia e realidade que lhe auxiliam a desenvolver formas de interpretar o mundo. E ainda, no brincar, a criança consegue separar pensamento (significado de uma palavra) de objetos, e a ação surge das ideias, não das coisas. Esta definição é elaborada por:

49 Q892974 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor Educacional, Prefeitura de Perolândia GO, IV UFG, 2024

Acerca da construção de vínculos afetivos e seus impactos no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil,

50 Q901698 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Conforme o ponto de vista da psicologia histórico-cultural a atividade guia dominante na primeira infância é aquela que não prescinde do papel mediador do adulto. A exigência desta mediação do adulto decorre da necessidade de que este possa explicar os traços da atividade humana objetivada e cristalizada nos objetos da cultura. Deste modo torna-se possível à criança um rico desenvolvimento à medida que acessa um acervo, cada vez mais ampliado pelo adulto, dos elementos que integram a prática social global. Esta atividade-guia é a
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.