As teorias de aprendizagem visam identificar o
processo envolvido na ação de ensinar e aprender,
com o devido reconhecimento da evolução cognitiva
do homem. Significativas são as teorias de
aprendizagem, que contribuem para o processo
educacional, onde muito se discute, e entre elas,
algumas se aproximam ou até mesmo se assemelham.
Teóricos como Piaget e Vygotsky são amplamente
estudados e discutidos entre esses autores onde
existem também aspectos que são muito semelhantes.
Diante disso, assinale a alternativa abaixo que
apresenta uma informação INCORRETA .
a) Os autores são interacionistas e assumem a
importância da relação entre indivíduo e ambiente na
construção dos processos psicológicos.
b) Ambos discutem que o surgimento da capacidade
de representação simbólica, evidencia a forma
particular da aquisição da linguagem, que marca um
salto qualitativo no processo do desenvolvimento
humano.
c) Os referidos autores presumem que o
comportamento individual deve ser modelado por
padrões de estímulo-resposta.
d) As abordagens levam em consideração que o
indivíduo é ativo em seu próprio desenvolvimento e
este não está sujeito apenas a mecanismos de
maturação, nem submetido de forma passiva as
imposições do ambiente.
e) As teorias abordam que o aprendizado dos
individuos não tem término, pois o desenvolvimento
das pessoas lhes permite continuar aprendendo.