Questões de Concursos: Aspectos Psicológicos da Educação

Prepare-se para a prova com questões de Aspectos Psicológicos da Educação de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q898433 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

As teorias de aprendizagem visam identificar o processo envolvido na ação de ensinar e aprender, com o devido reconhecimento da evolução cognitiva do homem. Significativas são as teorias de aprendizagem, que contribuem para o processo educacional, onde muito se discute, e entre elas, algumas se aproximam ou até mesmo se assemelham. Teóricos como Piaget e Vygotsky são amplamente estudados e discutidos entre esses autores onde existem também aspectos que são muito semelhantes. Diante disso, assinale a alternativa abaixo que apresenta uma informação INCORRETA.

52 Q900742 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Piaget defende que a criança se desenvolve individualmente, enquanto Vygotsky defende que o aprendizado ocorre das relações estabelecidas da interação e das trocas mútuas. Segundo Vygotsky, o problema do ensino são as práticas fossilizadas dos professores, as mesmas técnicas usadas há anos, os professores não têm problematizado a forma de ensino.
De acordo com Vygotsky (1998), o aprendizado acontece a partir de duas variáveis:

53 Q895710 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Museólogo, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Teoria que enfatiza o papel da interação social e da cultura no desenvolvimento cognitivo da criança, postulando que o conhecimento é construído em um contexto social e histórico:

54 Q916703 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Para Henri Wallon, estudioso do desenvolvimento da personalidade, o primeiro ano de vida da criança, é predominantemente:

55 Q889589 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Recreação, FUNDHAS SP, Avança SP, 2024

Na literatura, são encontradas inúmeros conceitos para a palavra lazer. Dentre eles, é possível, por exemplo, citar: “cultura vivenciada no tempo disponível, e sua principal recompensa é a satisfação provocada pela situação ou pelo momento”. Dentro desse contexto, qual é o principal meio utilizado para a satisfação das necessidades psicológicas, físicas e psíquicas priorizadas no lazer?

57 Q910896 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Segundo Piaget, a criança passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. “Com o desenvolvimento da fala, a criança começa a nomear os objetos que a rodeiam ao mesmo tempo em que passa a ter uma capacidade mental de lembrar deles. O raciocínio começa também a ser desenvolvido, embora esteja em sua fase inicial”. No que se refere a esse conceito, assinale a alternativa que apresenta a relação entre a fase dos estágios de desenvolvimento apontados por Piaget.

58 Q901701 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Ao recorrer à neurociência como fonte segura de informação sobre o desenvolvimento cognitivo e psicomotor na infância é possível identificar que existe um processo essencial para o neurodesenvolvimento, que tem seu início na gestação, mas alcança sua intensidade por volta dos cinco de idade. Segundo cientistas esse processo promove, entre outros aspectos, “o desenvolvimento das rotas neuronais responsáveis pelos sentidos e pela visão no cérebro humano” (Crispi; Noro; Nóbile, 2020, p. 1527). Trata-se do

59 Q897656 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Muitos autores, discutem e pesquisam a infância. A partir deles temos importantes contribuições ao longo da história do desenvolvimento infantil e da educação. Leia atentamente as definições sobre infância e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O conceito de infância matém-se desde quando surgiram as primeiras iniciativas de atendimento as crianças.
( ) Para Kramer (1995) o sentimento de infância é determinado pelo contexto social.
( ) Segundo Philippe Ariès (1981) o surgimento do sentimento da infância não existia na sociedade medieval.
Qual a sequência correta para as assertivas, de cima para baixo?

60 Q895365 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

As atribuições restritas ao Psicopedagogo, tomando como base o PLC 31/2010, são, EXCETO:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.