Início

Questões de Concursos Aspectos Psicológicos da Educação

Resolva questões de Aspectos Psicológicos da Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q896989 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A teoria do desenvolvimento criada por Wallon está alicerçada nos fundamentos da “psicogênese da pessoa completa”, afirmando que a criança deve ser compreendida de forma integral, percebendo seus aspectos afetivos, biológicos e intelectuais. Ele criou o conceito de “campos funcionais” que seriam categorias de atividades cognitivas específicas. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q903753 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Português, Prefeitura de Guaraciaba SC, AMEOSC, 2024

Na teoria sociointeracionista, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são fundamentais, pois o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem, sendo a interação entre o meio e o indivíduo essencial para esse processo. A criança internaliza as interações com o ambiente, promovendo o desenvolvimento que se dá de fora para dentro.

(Fonte: https://https://l1nq.com/teoria-da-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q897656 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Muitos autores, discutem e pesquisam a infância. A partir deles temos importantes contribuições ao longo da história do desenvolvimento infantil e da educação. Leia atentamente as definições sobre infância e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O conceito de infância matém-se desde quando surgiram as primeiras iniciativas de atendimento as crianças.
( ) Para Kramer (1995) o sentimento de infância é determinado pelo contexto social.
( ) Segundo Philippe Ariès (1981) o surgimento do sentimento da infância não existia na sociedade medieval.
Qual a sequência correta para as assertivas, de cima para baixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1074007 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil e Anos Iniciais, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Segundo a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, o período correspondente aos dezoito primeiros meses de vida da criança é caracterizado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q906645 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Em uma escola de ensino infantil, a professora observa que uma aluna de 4 anos costuma expressar suas emoções de forma intensa, como chorando ou rindo alto, e tem dificuldade em seguir regras nas atividades em grupo. Ela também se mostra muito sensível a elogios e críticas dos colegas e dos adultos. Considerando a teoria de Henri Wallon sobre o desenvolvimento infantil, qual das alternativas abaixo explica corretamente o comportamento dessa aluna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q951976 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Em um Escola Municipal de ensino fundamental o monitor de apoio observa que algumas crianças apresentam dificuldades em realizar a escovação correta dos dentes e a lavagem das mãos de maneira autônoma. Como responsável por orientar as crianças sobre os sinais de doenças relacionados à má higiene, o monitor de apoio deve contemplar ações como:

I. adotar estratégias de ensino práticas e envolventes, como jogos educativos e atividades que permitam a imersão das crianças no processo de aprendizagem sobre saúde física.
II. atuar ativamente nas atividades de cuidado pessoal das crianças, com uma abordagem preventiva, orientando de maneira clara sobre os riscos das doenças.
III. incentivar as crianças a enxaguar as mãos rapidamente utilizando pouca água pois, o contato breve com a água é suficiente para eliminar germes e bactérias.
IV. orientar as crianças a lavar as mãos apenas antes das refeições e após usar o banheiro, sem enfatizar a importância de lavar as mãos em outros momentos críticos, como após o contato com superfícies públicas.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q906427 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Orientador Pedagógico, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O professor na função de mediador, assim como o colega mais experiente, ambos têm um papel fundamental para que os conhecimentos coletivos sejam internalizados por um aluno que os desconhece.

Essa afirmativa está de acordo com uma concepção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1055574 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Magda Soares, em sua obra “Linguagem e escola – uma perspectiva social”, busca analisar aspectos de linguagem na escola com o objetivo de argumentar a razão da existência de problemas do sistema de ensino brasileiro, propor e evidenciar soluções na aplicação dos estudos das ciências sociais e da linguística. Para tanto, a autora aponta alguns argumentos para compreendermos os motivos do fracasso escolar; analise-os.

I. Ideologia do dom: visa atestar a mensuração de aptidões intelectuais que, naturalmente, levam o ser humano ao fracasso.

II. Ideologia da deficiência cultural: o meio social do menos favorecido é extremamente pobre do ponto de vista cultural, responsável pelo fracasso na educação.

III. Ideologia das diferenças culturais: ressalta que os padrões culturais oriundos das classes desfavorecidas são considerados subculturas inferiores; a escola passa a avaliar e a declarar como modelo ‘certo’ a seguir o que a classe favorecida passa a ditar.

IV. Ideologias do comportamento: busca relacionar o fracasso na escola com determinados problemas comportamentais, que representam risco constante para o desenvolvimento da aprendizagem, gerando falência do sistema escolar.

Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q900263 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Assistente Social Escolar, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Orientando-se pelo raciocínio trilhado por Vygotsky sobre a interação entre o desenvolvimento e a aprendizagem, é possível avaliar não apenas o nível de desenvolvimento da criança, mas também o que é mais importante, os processos que ainda estão ocorrendo. De acordo com Vygotsky, essa hipótese adquire fundamental importância na medida em que põe em questão as teorias sobre a relação entre desenvolvimento e aprendizagem que defendem o tradicional princípio da aplicação de uma orientação pedagógica desejável, uma vez diagnosticado o desenvolvimento. Contrapondo-se a esta visão, caracteristicamente Piagetiana, Vygotsky acreditava que a aprendizagem cria uma zona de desenvolvimento proximal, ou seja, ela ativa processos de desenvolvimento que se tornam funcionais na medida em que a criança interage com pessoas em seu ambiente, internalizando valores, significados, regras, enfim, o conhecimento disponível em seu contexto social. A compreensão de zona de desenvolvimento proximal encaminha os estudos psicológicos para uma reavaliação do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1031684 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

O trecho a seguir, menciona as diversas dimensões humanas acionadas no jogo.

Ao permitir a ação intencional (afetividade), a construção de representações mentais (cognição), a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras (físico) e as trocas nas interações (social), o jogo contempla várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.


KISHIMOTO, Tizuko. O jogo e a educação. Pro-Posições, Campinas, SP. 1995.

Assinale a opção que exemplifica a dimensão cognitiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1055781 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Na história da psicologia e da educação, a compreensão do que é uma criança – de como uma criança constrói desenvolvimento e como a linguagem se articula a esse processo – modificou-se nestas ciências e nas práticas sociais. Se uma visão instrumental da linguagem a colocava como uma coisa que estava fora do sujeito e que este acrescentava a si mesmo como mais uma aquisição, a qual funcionava como uma soma de elementos estanques que iam compor o construto maior do desenvolvimento do pensamento, alguns autores passam a atribuir novos contornos a tal perspectiva, mostrando como os processos cognoscitivos irão funcionar ao modo de uma equilibração majorante. Isso significa que o modo de funcionamento da linguagem articulada ao pensamento do sujeito se refaz a cada nova etapa, incorporando as aquisições anteriores em níveis de complexidade crescentes e reorganizando-as de maneira que a díade pensamento e linguagem se apresenta sutilmente estruturada. Nesse contexto, Piaget, Wallon e Vygotsky mostram que o conhecimento se dá a partir do sujeito em sua ação no mundo e conferem a esse processo sujeito-mundo uma dialeticidade ímpar nas teorizações sobre como conhecê-lo. Particularmente, para teoria walloniana:
I. Existem quatro fatores universais que explicam o desenvolvimento humano: maturação; experiência física com objetos; experiência social; e, equilibração.
II. Sua teoria psicogegética adota um enfoque interacionista, destacando a importância dos processos relativos à gênese da consciência na infância em interface com o desenvolvimento humano. Pauta-se na premissa de que tal processo baseia-se na articulação entre características genéticas e condições de existência.
III. O desenvolvimento ocorre pela apropriação ativa do conhecimento disponível em seu meio social, um processo que depende, inicialmente, de como esse conhecimento é organizado e apresentado ao indivíduo. A direção do desenvolvimento baseia-se não apenas nas condições às quais está exposto, mas também em sua percepção de mundo, que será mediada pelo outro.
IV. Os processos “desenvolvimentais” são decompostos em estágios com características específicas, as quais são responsáveis pela aquisição de novas maneiras de pensar, sentir e agir. As configurações pilares do desenvolvimento humano são: conjunto cognitivo; conjunto motor; conjunto afetivo; dimensão instrumental; e, dimensão expressiva.
Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q899639 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O desenvolvimento na primeira infância é crucial para a aprendizagem ao longo da vida. Assim, avalie as proposições:

I. O desenvolvimento cerebral do ser humano inicia-se durante a gestação, com a formação das primeiras células do cérebro e continua ao longo da vida até a idade adulta, mesmo que em menor grau.
II. A plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade das células cerebrais de se regenerarem, é máxima durante a adolescência, período de maior atividade de replicação neuronal.
III. A formação de sinapses e conexões nervosas, processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo, é mais intensa nos primeiros anos de vida.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q898596 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Em uma aula sobre psicomotricidade, a professora Clara utiliza atividades que envolvem movimentos corporais e expressão emocional. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A psicomotricidade ajuda as crianças a expressarem e regularem suas emoções através do movimento.
(__)A psicomotricidade é eficaz apenas para o desenvolvimento motor e emocional das crianças.
(__)A psicomotricidade pode ser utilizada como uma ferramenta terapêutica para tratar questões emocionais.
(__)A psicomotricidade não é relevante para o desenvolvimento emocional das crianças, somente para o desenvolvimento motor e cognitivo.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q910896 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Segundo Piaget, a criança passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. “Com o desenvolvimento da fala, a criança começa a nomear os objetos que a rodeiam ao mesmo tempo em que passa a ter uma capacidade mental de lembrar deles. O raciocínio começa também a ser desenvolvido, embora esteja em sua fase inicial”. No que se refere a esse conceito, assinale a alternativa que apresenta a relação entre a fase dos estágios de desenvolvimento apontados por Piaget.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q886945 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Monitor, Prefeitura de Indiara GO, Itame, 2024

Sob o ponto de vista da teoria psicológica históricocultural e sua concepção da atividade-guia, o jogo de papéis nasce no interior da atividade objetal manipulatória e ao longo do seu desenvolvimento constituem-se as bases necessárias para a conquista de uma nova atividade condizente com o nível mais desenvolvido do pensamento dos estudantes. Qual aatividade-guia sucede a atividade do jogo de papéis ao longo do processo de escolarização?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q916703 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Instrutora do Programa Gente Miúda, Prefeitura de Nova Mutum MT, SELECON, 2024

Para Henri Wallon, estudioso do desenvolvimento da personalidade, o primeiro ano de vida da criança, é predominantemente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q1046037 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Especial Deficiência Visual, SEDUC SP, VUNESP, 2025

De acordo com Amorim e Alves (2008), para o desenvolvimento de uma criança cega, é importante atender a suas necessidades educacionais específicas, como trabalhar os requisitos prévios para aprendizagem em braille. Para essas autoras, são necessários alguns pré- -requisitos, como noções de espaço e tempo; percepção das relações espaciais e noções básicas de tamanho e formas.

Assinale a alternativa relacionada às noções básicas de formas e tamanhos com base nas autoras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1045556 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de AEE, Prefeitura de São José de Piranhas PB, CPCON, 2024

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é fundamental para assegurar que as adaptações necessárias sejam feitas para atender às necessidades educacionais específicas de cada aluno. Com base em suas diretrizes, analise os itens a seguir.

I- No caso de estudantes com surdez, o PEI deve incluir adaptações como a disponibilização de intérprete de Libras, materiais visuais e estratégias de leitura labial, de acordo com as necessidades do aluno.

II- As adaptações curriculares devem ser revisadas de maneira contínua, e os conhecimentos que não forem assimilados pelo aluno devem ser reavaliados, apresentando-se novas propostas didático-pedagógicas para facilitar a consolidação do aprendizado.

III- As adaptações curriculares incluem apenas alterações nos materiais didáticos, não sendo necessário alterar a metodologia de ensino aplicada ao aluno.


É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q994103 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Orientador Escolar Pedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Os conceitos básicos das teorias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil ajudam a compreender como as crianças constroem ativamente seu conhecimento sobre o mundo ao seu redor e como seu pensamento e compreensão evoluem ao longo do tempo.
A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I. Piaget realizou experimentos para investigar a capacidade das crianças de compreender a conservação de quantidades, como volume, massa e número. Ele descobriu que crianças em idade pré-operacional geralmente não têm essa compreensão, mas que desenvolvem essa habilidade no estágio operacional concreto. II. Piaget observou que crianças em idade operatório formal tendem a ser egocêntricas, ou seja, têm dificuldade em ver as coisas da perspectiva de outras pessoas. Isso é ilustrado pelo fenômeno do pensamento egocêntrico, no qual as crianças assumem que todos veem o mundo da mesma maneira que elas. III. Piaget descreveu o processo de adaptação cognitiva das crianças por meio da assimilação e acomodação. Assimilação envolve a interpretação de novas experiências em termos de esquemas mentais existentes. A acomodação ocorre quando as crianças ajustam seus esquemas mentais existentes para acomodar novas informações ou experiências.
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.