Questões de Concursos: Aspectos gerais da Comunicação Oficial

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21 Q119925 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial , Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O texto da redação comercial deve ter clareza. Analise os itens a seguir e marque C (CERTO) e E (ERRADO) nos que direcionam o redator para esse objetivo.

( ) Usar frases curtas e parágrafos prolixos.

( ) Construir as orações na ordem indireta, enriquecendo o texto com neologismos e adjetivações.

( ) Evitar expressões ou palavras que confiram duplo sentido ao texto.

( ) Dar preferência ao uso de palavras e expressões simples, em seu sentido comum. Assinale a alternativa correta.

22 Q855647 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Prefeitura de Romelândia SC Auxiliar Administrativo CRAS, GS Assessoria e Concursos, 2020

Leia atentamente o enunciado: “É uma forma de comunicação realizada por Ministro(s) de Estado dirigida ao Presidente ou ao Vice-Presidente da República para informa-lo de um assunto, propor alguma medida ou submeter a sua consideração projeto ou ato normativo.” O enunciado trata-se de um documento oficial chamado de:

23 Q239017 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que identifica a forma de comunicação oficial considerada tecnologicamente superada e de elevado custo aos cofres públicos, utilizada em casos de urgência e exclusivamente em situações em que não seja possível se recorrer a correspondências oficiais menos dispendiosas.

24 Q856964 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, COREN SC Secretário Executivo, Dédalus Concursos, 2020

Nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:

25 Q190399 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Agente Administrativo, AGU, IDECAN

"No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público (este ou aquele Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto___________; o destinatário dessa comunicação ou é o público, o conjunto dos cidadãos, ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União."

                                     (Manual de Redação da Presidência da República.)

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior

27 Q159847 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Assistente Social, MPE RS, MPE RS

Instrução: As questões 14 e 15 estão relacionadas à redação oficial.

A redação de documentos oficiais deve ser pautada pela impessoalidade, clareza, concisão e observância da norma culta padrão.

Com base nessa informação, considere os três enunciados abaixo, redigidos para constar na parte introdutória de um ofício.

1. Vimos, por intermédio do presente, levar ao conhecimento de Vossa Senhoria que assumimos a tarefa de planejar e colocar em ação políticas e programas sociais voltados ao bem estar de crianças vítimas de maus-tratos.

2. É com satisfação que comunicamos a V. Senhoria que recentemente assumimos a importante tarefa de planejar e colocar em ação políticas e programas sociais voltados ao bem-estar de crianças vítimas de maltratos.

3. Comunicamos a Vossa Senhoria que recentemente assumimos a tarefa de planejar e colocar em ação políticas e programas sociais voltados ao bem-estar de crianças vítimas de maus-tratos. 

Quais estão corretos, de acordo com os princípios que regem a redação oficial?

28 Q856413 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Câmara de Santa Luzia PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:

29 Q837359 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, CRECI 14a Região Provas Advogado Analista de TI Agente Fiscal, Instituto Quadrix, 2021

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Informamos que a sua denúncia de desvio de cliente foi encaminhada a Comissão de Ética deste Conselho Regional para conhecimento e providências, tendo a mesma o prazo de dez dias para se pronunciar à respeito.

30 Q110703 | Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial , Analista de Controle Externo Processamentos de Dados, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Considerando as normas de redação de documentos oficiais, assinale a opção correta.
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